Dicas para armazenar medicamentos com mais segurança

É necessário estabelecer uma série de cuidados para que os medicamentos não percam suas propriedades

Publicado em: 7 de maio de 2018  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Os medicamentos, em suas várias apresentações, precisam de uma série de cuidados para que não percam suas propriedades e mantenham sua eficácia. Temos  algumas dicas de conservação e armazenamento que podem fazer a diferença tanto para o seu tratamento quanto para a duração do seu remédio1,2. Como por exemplo: alguns medicamentos são sensíveis à luminosidade, à umidade ou ao calor. Por isso, conserve sempre em local fresco e seco, ao abrigo da luz; e evite armazenar no armário do banheiro ou em cima da geladeira. Outros precisam de medidas mais cuidadosas, como os antibióticos, que precisam ser guardados na geladeira. E o ideal é que seja no centro da geladeira, e não na porta, onde há maior variação de temperatura - e nada de congelador.

Outro exemplo: quando você abre uma solução ou suspensão, seu prazo de validade é afetado. Por isso, siga sempre as recomendações da bula e jamais guarde frascos abertos de antibióticos para uma futura ocasião - vale lembrar de guardar a embalagem original e a bula, para futura consulta. Não precisamos nem falar que é preciso respeitar o prazo de validade de todos os medicamentos, isso é muito importante. Se sobrar algum medicamento de um tratamento, não o reaproveite, pois estão ligados a uma receita médica específica para você e em determinada situação. E se pegar um avião, leve na sua bagagem de mão, pois a bagagem inferior pode ter grandes oscilações de temperatura. 

E ah! Uma providência clássica, mas que é sempre bom lembrar, é jamais deixar medicamentos perto de crianças ou animais domésticos!

E se precisar descartar, aqui você tem mais informações sobre o projeto de descarte consciente da Eurofarma. Confira nosso manual do uso consciente de medicamentos


 

Fontes: 1. Como guardar corretamente medicamentos - Anvisa. Último acesso em 14 de junho de 2021. 2. Conheça regras e dicas de como armazenar medicamentos. - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Último acesso em 14 de junho de 2021.


 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?