A Organização Mundial da Saúde (ONU) escolheu o dia 26 de junho como o “Dia Internacional de Combate às Drogas”. De acordo com o seu Relatório Mundial sobre Drogas, cerca de 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos usa drogas ilícitas, o que corresponde a 243 milhões de pessoas. Desse total, 27 milhões consomem drogas regularmente ou apresentam distúrbios ou dependência.

Além de provocar efeitos imediatos, o consumo de drogas pode provocar alterações permanentes no organismo de seus usuários, como destruição de neurônios, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, lesões no fígado, desenvolvimento de doenças contagiosas e problemas cardíacos.

O uso excessivo dessas substâncias também pode levar o usuário à morte precoce por overdose. Por isso, é extremamente importante que os usuários recebam tratamentos em clínicas especializadas de recuperação para dependentes. Os efeitos das drogas também afetam as famílias dos usuários devido aos seus comportamentos descontrolados e isolamento da família e sociedade.

Entre você também nesta luta. Diga não às drogas!