As plaquetas têm a função de auxiliar na coagulação do sangue¹. Assim como a doação de sangue e da medula óssea, as plaquetas também são importantes, principalmente para pacientes com leucemia e outros tipos de câncer, pessoas que realizaram transplante de medula e para certos procedimentos cirúrgicos.

O processo para doar plaquetas é similar ao de sangue, mas realizado por um sistema de aférese. Um equipamento retira o sangue do doador, separa e retêm as plaquetas e devolve o restante dos componentes do sangue para o corpo da pessoa por meio do mesmo acesso intravenoso. A reposição das plaquetas no organismo é rápida, em torno de 48 horas¹.

Para doar as plaquetas, o candidato deve cumprir com os mesmos requisitos da doação de sangue: Ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar em boa condição de saúde e não ter feito uso de AAS ou anti-inflamatórios. Também é importante estar alimentado, porém sem ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas. Mulheres com três ou mais gestações não podem doar plaquetas². Alguns locais não aceitam mulheres como doadoras de plaquetas ou apenas as mulheres que nunca engravidaram (nuligestas)¹. Consulte com antecedência o posto de coleta. Antes da retirada, são realizados testes de triagem sorológica (hepatite B, C, doença de Chagas, sífilis, AIDS e HTLV I/II) com o sangue do doador, bem como a imunohematologia, para determinar o tipo sanguíneo e a presença de anticorpos irregulares³.

As doações de plaquetas podem ser realizadas a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses ou 4 em 30 dias¹. O prazo de validade da plaqueta é de apenas cinco dias, por isso é importante ter mais pessoas fazendo a doação². A quantidade de plaquetas coletadas equivale a oito doações tradicionais de sangue.

 

 

Fontes:
1- Doação de Plaquetas – Fundação Pró Sangue Hemocentro São Paulo. Disponível em: http://prosangue.sp.gov.br/artigos/doacao_de_plaquetas.html. Último acesso em 22 de setembro de 2020.
2- Perguntas frequentes: Doação de plaquetas – Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/doacao-de-plaquetas. Último acesso em 22 de setembro de 2020.
3- Exames realizados no sangue doado para coleta de plaquetas – Banco de Sangue de São Paulo. Disponível em: https://www.doesanguedoevida.com.br/doacao-plaquetas-aferese-exames-realizados.  Último acesso em 22 de setembro de 2020.