Enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça que caracteriza-se por se uma dor em um dos lados da cabeça, podendo acontecer nos dois ao mesmo tempo, normalmente acompanhada por fotofobia, fonofobia, vômito e náuseas. A crise pode durar de quatro a 72 horas.

Causas

São desconhecidas até hoje. Assim como o espaçamento entre as crises é variável, os fatores para a enxaqueca aparecer também variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são o jejum prolongado, mudanças bruscas de temperatura e umidade, luzes e sons intensos, abuso de medicamentos, cheiros muito fortes, dormir mais ou menos que o de costume, fatores hormonais, alimentos e bebidas (como o álcool) e esforço físico.

Sintomas

Náuseas; vômitos; sensibilidade a luz, cheiros e sons; tonturas; visão embaçada; alterações de humor; coriza; sensação de cabeça pesada ou de cabeça leve; irritabilidade; alteração no apetite e problemas de concentração são os sintomas mais comuns da enxaqueca.

Diagnóstico

A avaliação médica é a principal forma de diagnosticar o paciente, já que alguns fatores, como duração intensidade da dor e alguns sintomas, são decisivos para confirmar o problema. O especialista também pode solicitar alguns exames neurológicos e físicos para confirmar o diagnóstico.

Prevenção

Durante as crises, os pacientes podem tomar medicamentos e alguns cuidados, como evitar muito barulho e luz. A adoção de alguns hábitos também pode ajudar.

Tenha um diário da enxaqueca: ele ajuda a identificar qualquer fator que possa desencadear enxaquecas com aura. Anote a data e a hora da enxaqueca, todos os alimentos que consumiu no dia, atividades que realizou e medicamentos que ingeriu.

Evitar alimentos, medicamentos e fatores ambientais desencadeantes; ficar atento aos gatilhos psicológicos, como estresse e ansiedade; procurar um especialista que lhe indique o medicamento preventivo mais apropriado para seu caso também contribuem para a prevenção das crises.

Tratamento

Quando a crise aparece, o paciente precisa evitar os fatores desencadeantes da doença e tomar o medicamento indicado pelo seu médico.