No Dia do Esporte, pratique!

A data de 29 de fevereiro se tornou o Dia do Esporte, que é mais do que uma competição, é uma busca por bem-estar

Publicado em: 19 de fevereiro de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

"O esporte tem o poder de mudar o mundo", já disse Nelson Mandela1. E ele, em suas diversas etapas, dimensões, significados, envolvimento político realmente é mais do que um entretenimento ou um exercício físico. Diante do poder da atividade, surgiram datas que se comemoram o esporte, como 19 de fevereiro, instituída em 1993 com a chamada Lei Zico (nº 8.672). Porém ela foi revogada pela Lei Pelé (nº 9.615) que mudou a data para 23 de junho com o nome de Dia do Desporto, em conjunto com o Dia Mundial do Desporto Olímpico. Mas a confusão não acaba aí, pois 6 de abril é o Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz, estabelecido em 2013 pela ONU. Mas o fato é que essas datas todas são justamente a comprovação da importância do esporte na sociedade.

Em tempos de divisões e desconfiança, o esporte ajuda a unir pessoas e comunidades e a encontrar pontos em comum, já afirmou a secretária-geral da ONU. São vários os exemplos políticos do impacto do esporte, como na Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, em que a África do Sul ainda no apartheid se uniu para dar suporte a uma única equipe, ou quando o americano Jesse Owens, negro, ganhou várias medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim de 1936 e chamuscou bem a teoria racial ariana de Adolf Hitler, que teve de assisti-lo das arquibancadas2.

Bem-estar

O esporte como um termo genérico é uma atividade física que pode reunir duas ou mais pessoas em torno de uma prática, competitiva ou não, dentro de regras estabelecidas. Pode ter acessórios, usar quadras, ter tempo variável de duração e abre um mundo de opções que no fundo agrega, torna a experiência humana mais divertida e saudável. Quando se pensa no esporte, pode-se ter em mente logo o futebol, principalmente no Brasil, mas não necessariamente existe uma busca por vitória, placar, pois o esporte pode ser apenas uma atividade recreativa, que busca bem-estar.

Além dos benefícios físicos, como manutenção do peso e boa disposição, as atividades físicas também trazem uma série de benefícios emocionais que melhoram a qualidade de vida de seus praticantes. O esporte estimula o convívio social, desenvolve a rapidez de raciocínio, o bom humor e até melhora noites de sono, só para citar algumas. E aliado a uma boa alimentação, equilibrada, mantém o corpo saudável, longe da obesidade e problemas relacionados a isso. Entre as vantagens para a saúde de se praticar, podemos citar3:

  • Previne doenças cardíacas, pois aumenta o nível do chamado "colesterol bom" (HDL); 
  • Pode prevenir também diabetes;
  • Melhora a autoestima, pois trabalha a confiança do indivíduo;
  • Combate da depressão já que também libera hormônios que regulam o estresse e a ansiedade;
  • Ameniza o declínio das habilidades físicas ao longo da idade pois está fortalecendo músculos e muito mais.  

Cuide de sua saúde física e emocional. Pratique esportes! 

 


Fontes: 1. ONU lembra que “o esporte tem o poder de mudar o mundo”. Organização das Nações Unidas. Último acesso em 18 de junho de 2021. 2. Was Jesse Owens snubbed by Adolf Hitler at the Berlin Olympics? Enciclopédia Britannica. Último acesso em 18 de junho de 2021. 3. Esporte e Saúde. Brasil Escola. Último acesso em 18 de junho de 2021. 



Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?