Com o objetivo de conscientizar a população sobre qualidade de vida e os diversos fatores que podem afetar a saúde populacional, hoje foi instituído como o Dia Mundial da Saúde. E você sabia que um simples ato pode prevenir a transmissão de algumas doenças?
Sim, lavar as mãos é um ato que incentivamos desde a infância e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode reduzir em até 40% a incidência de infecções. Gripe, resfriado, pneumonia viral, gastroenterite viral e meningite viral podem ser evitadas com esse pequeno hábito.
Além dos vírus, os germes se escondem nos mais diversos objetos e superfícies e também podem ser contraídos pelo toque das mãos em superfícies infectadas e, posteriormente, o contato com mucosas. Por isso, lavar as mãos frequentemente com água e sabão é fundamental para a manutenção de nossa saúde.

Lembre-se de lavar suas mãos:

– Antes e após as refeições

– Antes e após mexes em machucados

– Ao tossir ou espirrar

– Após usar o banheiro

– Depois de mexer em animais

– Antes e após trocar fraldas

– Antes e após cuidar de alguém doente

– Antes e depois de preparar comidas

– Depois de manusear lixo

Outras medidas também podem ajudar a prevenir algumas doenças virais, como usar gel antisséptico ou lenços umedecidos, não compartilhar talheres e copos com outras pessoas, evitar colocar a mão no corrimão de escada rolante ou em maçanetas das portas de locais públicos. Faça sua parte e contribua com sua saúde! Lave suas mãos!