Julho foi escolhido como o mês de luta e prevenção das hepatites virais, que são as principais causas de câncer no fígado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as hepatites B e C afetem 325 milhões de pessoas pelo mundo, causando 1.4 milhões de morte a cada ano¹.

A hepatite é uma inflamação no fígado, causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso das hepatites virais, são causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E. Não apresenta sintomas necessariamente, mas pode estar relacionado ao cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras².

Conheça:

Hepatite A: É o tipo com maior número de casos e está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve, que se cura sozinha e existe vacina para prevenção².

Hepatite B: Segundo tipo com maior incidência, é transmitida por via sexual e contato sanguíneo. Também existe vacina².

Hepatite C: A principal forma de transmissão é o contato com sangue. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte e é a principal causa de transplantes de fígado.  Não tem vacina².

Hepatite D: Causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege contra ela².

Hepatite E: Provocada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral). Mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença².

 

Fontes:
1- World Hepatitis Day 2019. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-hepatitis-day/2019. Último acesso em 13 de julho de 2020.
2- “Julho Amarelo”: Mês de luta contra as hepatites virais – Ministério da Saúde- Brasil. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3221-julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais. Último acesso em 13 de julho de 2020.