Lúpus

A lúpus não tem cura, mas os sintomas podem melhorar, se o tratamento começar cedo

Ouvir o texto Parar o Audio

Lúpus é uma condição inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, rins e cérebro e em casos graves, levar a morte. Seu nome científico é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)". Não se sabe ao certo sua causa, mas estudos científicos de todo o mundo apontam que doenças conhecidas como autoimunes, o que inclui o lúpus, podem ser ocasionadas por alguns fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais¹.

Algumas situações podem desencadeá-lo, como a exposição à luz do sol que, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente ou uma infecção, que pode iniciar ou causar uma recaída em quem já tem a doença, gerando um quadro leve ou até mesmo mais grave, conforme cada situação. Além disso, o lúpus pode estar relacionado ao uso de determinados antibióticos, medicamentos usados para controlar convulsões ou para pressão alta¹.

Tipos

O lúpus pode se manifestar de quatro formas diferentes¹:

  • Lúpus discoide: acontece apenas na pele da pessoa, com o surgimento de lesões com tamanhos, formatos e colorações específicas, especialmente no rosto, na nuca e/ou no couro cabeludo.
  • Lúpus sistêmico: é o mais comum e pode variar de leve a grave, conforme cada situação. A inflamação acontece em todo o organismo, comprometendo vários órgãos (rins, coração, pulmões) ou sistemas (sanguíneo e articulações), além da pele. Pessoas com lúpus discoide podem, raramente, evoluir para o lúpus sistêmico.
  • Lúpus induzido por drogas: Apesar de pouco comum, a substância de algumas drogas e/ou medicamentos pode provocar inflamação com sintomas parecidos com o lúpus sistêmico. A doença, nesse caso, tende a desaparecer ao final do uso.
  • Lúpus neonatal: É raro e afeta recém-nascidos de mulheres que têm a doença, apresentando erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas. Os sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses. Alguns bebês com lúpus neonatal também podem desenvolver um defeito cardíaco grave. No entanto, com testes e exames adequados, os médicos conseguem identificar as mães de risco e fazer o tratamento antes ou depois do nascimento.

Tratamento

Como não tem cura, o tratamento ajuda a controlar os sintomas, e  deve ser diferente dependendo do nível de intensidade. Para os casos leves, é indicado o uso de anti-inflamatórios não esteroides para artrite e pleurisia, protetor solar para as lesões de pele, corticoide tópico para pequenas lesões na pele, droga antimalárica (como a hidroxicloroquina) ou corticoides de baixa dosagem para os sintomas de pele e artrite. Os casos mais graves e com risco de morte são tratados com alta dosagem de corticoides, medicamentos para diminuir a resposta do sistema imunológico do corpo (imunossupressores) ou com drogas citotóxicas (que bloqueiam o crescimento celular)¹.

Prevenção

É possível ajudar a gerenciar os sintomas e reduzir o risco de piora com algumas mudanças de comportamento. O que fazer²:

  • Ter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Permanecer ativo quando estiver passando por uma crise - tente caminhar ou nadar;
  • Descansar;
  • Usar técnicas de relaxamento para controlar o estresse;
  • Usar protetor solar de alto fator (50+);
  • Usar um chapéu ao sol;
  • Informar o empregador sobre sua condição - você poderá ajustar seu padrão de trabalho;
  • Pedir ajuda aos familiares, amigos e profissionais de saúde.

O que não fazer²:

  • Não fumar;
  • Não ficar sob a luz direta do sol ou exposto muito tempo em salas com luzes fluorescentes.




Fontes: 1. Lúpus: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 9 de setembro de 2021. 2. Lupus. National Health Service - UK. Último acesso em 9 de setembro de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar