Diversas formas simples de proteção foram indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para auxiliar na prevenção contra o coronavírus. Lavar as mãos corretamente com água e sabão frequentemente ou usar o álcool em gel, manter distância social de, pelo menos, um metro, evitar colocar as mãos nos olhos, nariz e boca, praticar etiqueta respiratória ao espirrar e tossir, entre outras¹.

O uso de máscaras faciais também é um importante aliado na prevenção¹ pois funciona como uma barreira na propagação da doença e passou a ser recomendada por alguns países sempre que houver a necessidade de sair de casa. Acredita-se que o uso dessas máscaras pela população saudável, como uma solução paliativa, pode diminuir o risco de contaminação caso tenham contato com fluídos disseminados por portadores assintomáticos do vírus².

Entretanto, as máscaras caseiras – aquelas produzidas em casa – precisam ter alguns cuidados em sua confecção:

* Devem seguir algumas especificações como, pelo menos, duas camadas de pano³;

* Podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos³;

* A máscara precisa estar nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz e bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais³;

* Devem ser higienizadas corretamente³;

* Importante: a máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém³.

A máscara caseira deve ser trocada quando estiver úmida (assim, se for ficar muito tempo fora de casa, o recomendado é levar uma de reserva). Ao chegar em casa, lave com água sanitária e sabão, deixando de molho por cerca de 30 minutos³.

 

Fontes:
1 – CORONAVIRUS DISEASE (COVID-19) ADVICE FOR THE PUBLICO – World Health Organization. Disponível em https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Último acesso em 16 de abril de 2020.
2 – USO DE MÁSCARAS DE TECIDO NO COMBATE A COVID-19 É UMA ESTRATÉGIA EFICAZ? – PebMed. Disponível emhttps://pebmed.com.br/uso-de-mascaras-de-tecido-no-combate-a-covid-19-e-uma-estrategia-eficaz/. Último acesso em 16 de abril de 2020.
3-MÁSCARAS CASEIRAS PODEM AJUDAR NA PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS – Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus.Último acesso em 16 de abril de 2020.