A utilização de máscara facial é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir o contágio da covid-19 e virou item obrigatório em muitas cidades pelo mundo. Porém, seu uso prolongado pode ocasionar alguns problemas de pele como ressecamento, urticária de contato, acne, entre outros. Neste último caso, o problema recebeu até um nome em inglês “maskne”¹ (em tradução simples ‘acne causada pela máscara’).

O “maskne”, segundo os dermatologistas, está inserido na chamada acne mecânica, provocada pelo atrito ou fricção constantes no mesmo local², o que acaba acontecendo quando a pessoa permanece por períodos longos utilizando uma máscara facial.

A Associação Americana de Dermatologia preparou algumas recomendações para prevenir o desenvolvimento dos problemas de pele por conta do uso constante³:

* A máscara de algodão é a mais recomendada, pois seu tecido é macio e respirável.  Evite os tecidos sintéticos (náilon e poliéster). Ajuste corretamente nas regiões do nariz, lateral e queixo, mas de uma maneira que ela fique confortável;

* Se possível, faça pausas de 15 minutos a cada quatro horas, removendo a máscara apenas depois de lavar as mãos e em um lugar seguro;

* Limpe e hidrate o rosto diariamente, com uso de sabonete neutro. Use hidratante antes de vestir a máscara, pois o produto cria uma camada protetora contra o ressecamento. Hidrate a pele também após o uso;

* Evite maquiagem;

* Os lábios também precisam de cuidados. Proteja-os usando um protetor labial;

* Evite experimentar novos produtos para a pele como peeling químico, esfoliante etc.;

* Lave corretamente a máscara de pano. Nós ensinamos neste artigo aqui.

 

 

Fontes:
1- Maskne Is the New Acne, and here’s what is causing it – New York Times Newspaper Disponível em: https://www.nytimes.com/article/maskne-acne.html. Último acesso em 10 de agosto de 2020.
2- Acne mechanica. Pubmed. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/123732/. Último acesso em 10 de agosto de 2020.
3- 9 ways to prevent face-mask skin problems. American Academy of Dermatology Association. Disponível em: https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/face/prevent-face-mask-skin-problems. Último acesso em 10 de agosto de 2020.