O que é a síndrome dos ovários policísticos?

É considerada uma doença endócrina, comum em mulheres em idade reprodutiva.

Publicado em: 28 de agosto de 2020  e atualizado em: 4 de maio de 2023
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é considerada uma doença endócrina, comum em mulheres em idade reprodutiva. Esse distúrbio hormonal provoca a formação de cistos alojados nos ovários e que faz com eles aumentem de tamanho. A síndrome provoca excesso de produção de hormônios androgênicos, como testosterona, e ausência ou diminuição da frequência de ovulação, provocando irregularidade menstrual e dificuldade para engravidar.

Dentre as manifestações clínicas decorrentes desse quadro destacam-se o aparecimento ou o aumento da acne, alopecia (queda de cabelo), obesidade e hirsutismo (crescimento de pelos em locais comuns ao homem4). Há o aumento de peso e maior risco de desenvolver resistência à insulina. O desenvolvimento de câncer de endométrio, diabetes e ataque cardíaco em mulheres também podem estar ligados a síndrome do ovário policístico. Mulheres com essa condição tendem a apresentar quadros de depressão e ansiedade, afetando diretamente sua qualidade de vida3,5.

Os médicos ainda estudam suas causas, embora existam duas teorias: origem genética e resistência à ação da insulina, o que provoca o aumento desse hormônio na corrente sanguínea, desequilibrando o organismo². A SOP não tem cura, mas é possível controlar os sintomas e as complicações com medicamentos (anticoncepcionais orais, remédios para adequar os níveis de insulina, terapias para tratar a infertilidade, entre outros) e mudanças no estilo de vida, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos¹. Procurar um médico ginecologista nos primeiros sintomas é importante para um diagnóstico mais abrangente e o início rápido no tratamento. Entretanto, pode ser necessário o suporte de outros profissionais como nutricionista, psicólogo e/ou um educador físico³.

 

 

 

Fontes: 1. 10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 27 de agosto de 2020. 2. Síndrome do Ovário Policístico – Blog da Saúde Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 27 de agosto de 2020. 3. Silva-de-Sá MF. Qualidade de vida em mulheres com SOP. In: Síndrome dos ovários policísticos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. Cap. 4. p.40-55. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, n.4, Comissão Nacional de Ginecologia Endócrina). 4. Hirsutismo – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Último acesso em 27 de agosto de 2020. 5. Maciel GA. Uso de sensibilizadores de insulina: Como? Quando? Até quando?. In: Síndrome dos ovários policísticos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. Cap. 7. p.78-87. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, n.4, Comissão Nacional de Ginecologia Endócrina).

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?