A dermatite seborreica é uma inflamação de pele que pode acometer algumas regiões como o couro cabeludo, as sobrancelhas, cantos do nariz e orelha, provocando descamação e vermelhidão no local e, em alguns casos, pode coçar. É importante ressaltar que não é uma doença perigosa e muito menos contagiosa¹.

Apesar da aparência, não acontece pela falta de higiene da pessoa. Não se sabe ao certo sua causa, mas alguns fatores genéticos ou agentes externos (como o estresse emocional, consumo de álcool, entre outros) podem desencadeá-la. É uma condição que pode atingir pessoas de qualquer idade, porém, é mais comum em adultos entre 30 e 60 anos e bebês até os três meses. Nos bebês recém-nascidos, a dermatite seborreica é conhecida por crosta láctea e, apesar de temporária, provoca cascas grossas amarelas ou marrons na cabecinha da criança¹,².

Apesar de não haver cura, é possível tratar a doença e amenizar seus sintomas. O médico Dermatologista irá recomendar a melhor terapia e, em alguns casos, recomenda-se o uso de medicamentos.

Nos adultos, o uso de shampoo anticaspa associado a lavagens mais frequentes e pomadas antifúngicas são recomendados, além da suspensão do uso de géis, sprays, chapéus ou bonés. Em bebês, a tendência é a inflamação desaparecer com o tempo. Mas se for necessário, recomenda-se lavar a cabeça diariamente com shampoo infantil e escovar delicadamente as escamas. Em outras áreas do corpo, o especialista recomenda o uso de medicamentos ou cremes próprios¹,².

Em adultos, a dermatite seborreica pode ser prevenida com alguns cuidados¹:

  • Uso de shampoo adequado ao tipo de cabelo e a completa remoção do produto durante a lavagem;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • Controlar o estresse e a ansiedade.

 

 

Fontes:
1- Dermatite Seborreica – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/#o-que-e. Último acesso em 17 de agosto de 2020.
2- Seborrheic Dermatitis: Who gets and causes. American Academy of Dermatology/Association. Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/a-z/seborrheic-dermatitis-causes. Último acesso em 17 de agosto de 2020.