O que tem
na mesa do brasileiro?

Você já parou para pensar o que vai na sua mesa e na maioria das mesas brasileiras? 

Publicado em: 23 de outubro de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Costumamos dizer que comida de verdade é aquela que tem origem na natureza, seja animal ou vegetal - como frutas, verduras, grãos, cereais, carnes e derivados desses alimentos, mas sem nenhum tipo de aditivo químico. Você já parou para pensar o que vai na sua mesa e na maioria das mesas brasileiras? Arroz com feijão, carnes e café com leite são os alimentos mais consumidos diariamente no país, segundo o IBGE1.

Veja abaixo informações sobre eles e por que nos fazerem bem, com moderação (sim, estamos falando do café)1,2:

Arroz e feijão
A clássica combinação do arroz com feijão não é por acaso. O feijão é uma leguminosa rica em fibras, proteínas e minerais como o ferro, que fortalece o sistema imunológico e dá disposição. Mas nele falta um aminoácido que é encontrado no arroz, que, por sua vez, é um cereal e fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso faz com que juntos se tornem uma potência nutricional ou a dupla perfeita.

Carnes
Rica em proteína, a carne favorece o crescimento de músculos. Apesar de ter bastante ferro, zinco e vitamina B12, a carne vermelha tem mais gordura do que as outras. Por isso, é ideal variarmos o consumo entre gado, frango, peixe e porco, dando preferência para os cortes magros e nas versões grelhada ou assada.

Café com leite
A mistura do café com leite, tão tradicional no café da manhã dos brasileiros, oferece nutrientes importantes para o nosso organismo. O leite é fonte de proteínas e cálcio, importantes na constituição óssea e muscular do nosso corpo.



Fontes: 1. Conheça o valor nutricional dos pratos mais presentes na mesa do brasileiro. Artigo com as nutricionistas Paula Zubiaurre e Vivian Talarico. Último acesso em 6 de julho de 2021. 2. Café com leite mais saudável. Artigo da nutricionista Adriana Lúcia Van-Erven Ávila. Último acesso em 6 de julho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?