Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo excesso/acúmulo de gordura corporal. A doença é diagnosticada quando o Índice de Massa Corporea (IMC) do indivíduo está acima de 30. A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Causas
O excesso de peso pode estar associado a diversos fatores, como maus hábitos alimentares, genética e disfunções endócrinas.

Diagnóstico
O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) revela se o paciente é obeso ou não. De acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o indivíduo apresenta resultado entre 18,5 e 24,9 é considerado dentro do peso normal. Já aqueles que apresentam entre 25 e 29,9 são considerados com sobrepeso, e acima desse índice já é considerada a obesidade.

Prevenção
O mais indicado para evitar ou tratar o excesso de gordura é a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

Tratamento
Além da adoção de um estilo de vida saudável, em casos de obesidade mórbida podem ser indicados a utilização de medicamentos ou a realização das cirurgias bariátricas.