Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Pneumonia bacteriana


A pneumonia bacteriana é a infecção do trato respiratório inferior (pulmões) por bactérias. Entre as doenças infecciosas, ela é a principal causa de óbito em idosos.

Causas
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma infecção que se instala no pulmão do paciente e tem como agente causador mais comum da doença o Streptococcus pneumoniae, mais conhecido por pneumococo, que está envolvido em 30% a 70% dos casos. Já as bactérias atípicas, como micoplasma, clamídea e legionela são responsáveis por 8% a 48% dos casos, enquanto as infecções mistas, que envolvem mais de uma espécie de bactéria, são relatadas em até 38% dos pacientes.

A doença tem como principais fatores de risco o tabagismo e o alcoolismo, ambientes fechados com ar-condicionado também podem influenciar o surgimento da doença, já que a entrada do germe nas vias respiratórias fica mais fácil em locais mais secos.

Sintomas
Os sintomas clássicos da pneumonia são falta de ar, mal estar, dor no peito, tosse e febre.

Diagnóstico
Para o diagnóstico da pneumonia são realizados três exames: o clínico, auscultação dos pulmões e radiografias do tórax.

Prevenção
Hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos, não fumar e não consumir álcool em excesso são formas de prevenção contra a pneumonia.

Tratamento
O tratamento para pneumonia é por meio de antibióticos e alguns casos, como em idosos ou pacientes que apresentam outras complicações, necessitam de internação.