Você sabia que cada fase da vida da mulher exige uma atenção diferente com a saúde? Com exames específicos para cada época? Consultar seu ginecologista uma vez ao ano é fundamental para manter a saúde em dia e deve fazer parte da rotina de todas as mulheres logo após sua primeira menstruação.

A prevenção é a melhor maneira de manter a saúde e quanto mais cedo qualquer problema for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Os exames mais comuns na rotina feminina são o Papanicolau, ultrassom pélvico ou transvaginal, mamografia, ultrassom de mamas e exames de sangue.

Já para as mulheres que estão planejando uma gravidez, devem ser realizados os exames pré-gestacionais, que são muito semelhantes aos exames pedidos durante a gestação. O médico também pode solicitar exames que avaliam mais profundamente o sistema reprodutivo, como a histerossalpingografia e histeroscopia, principalmente quando a paciente está com dificuldade para engravidar.

Vale ressaltar que algumas mulheres com casos de câncer de mama ou ovário na família devem começar o acompanhamento para esses problemas mais cedo que as demais.

Converse com seu médico periodicamente, para que ele lhe peça seus exames preventivos!  #diainternacionaldamulher  #saudefeminina