Assim como no verão, o inverno também exige certos cuidados. A queda brusca da temperatura possibilita o surgimento de doenças típicas, como o resfriado, gripe, rinite e sinusite.

Por terem a imunidade mais baixa e menor capacidade de regular a temperatura corporal, os idosos são mais sensíveis a essa época do ano. Desconfortos nas articulações e dores musculares são frequentes, assim como as infecções em vias respiratórias, como a pneumonia1.

Caracterizada pela infecção nos pulmões, a pneumonia é uma das principais causas de internação de idosos 2. Seus sintomas muitas vezes são confundidos com os da gripe e, por esse motivo, muitas pessoas não tomam as medidas necessárias para sua cura. Quando não é tratada de maneira rápida e correta, oferece diversos riscos à saúde e até mesmo pode levar a morte 3.

Confira quais são seus sintomas e entenda as entenda as principais diferenças entre a gripe e a pneumonia 4:

 

É importante ressaltar que, caso o idoso apresente sintomas de confusão mental, calafrios ou dificuldades respiratórias, é de extrema importância procurar um médico 5.

 

Algumas recomendações médicas podem prevenir essas doenças e oferecer a tranquilidade que nossos anciões precisam:

 

– Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias;

– Estar sempre devidamente agasalhado e aquecido;

– Manter uma alimentação saudável e balanceada;

– Beber muita água;

– Praticar exercícios de alongamento indoor;

– Tomar banhos quentes e relaxantes;

– Evitar locais aglomerados e manter os ambientes sempre ventilados.

 

 

 

 

Fontes:
1. Trezza, B.M., Apolinario, D., de Oliveira, R.S. et al. Environmental heat exposure and cognitive performance in older adults: a controlled trial (2015) https://doi.org/10.1007/s11357-015-9783-z. Acessado em 07 maio 2018.
2. Loyola Filho, Antônio Ignácio de et al . Causas de internações hospitalares entre idosos brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília ,  13, n. 4, p. 229-238,  dez.  2004 .   Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742004000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acessado em 07 maio 2018.
3. Pneumonia. Governo do Brasil. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/saude/2012/04/pneumonia>. Acessado em 07 maio 2018.
4. Up to Date. Patiente information: Community-acquired pneumonia in adults. Disponível em <https://www.uptodate.com/contents/pneumonia-in-adults-beyond-the-basics>. Acessado em 07 maio 2018.
5. Inverno: Saúde do idoso requer atenção redobrada. Portal do Governo de São Paulo. Disponível em <http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/inverno-saude-do-idoso-requer-atencao-redobrada/>. Acessado em 07 maio 2018.