Síndrome de Ovários Policísticos

Trata-se de um distúrbio que muda o processo normal da ovulação nas mulheres

Publicado em: 27 de outubro de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você sabe o que é a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)? Trata-se de um distúrbio que muda o processo normal da ovulação nas mulheres em virtude de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos1. Durante o período de ovulação, é normal o surgimento de cistos que desaparecem a cada ciclo menstrual1. Porém, em mulheres com SOP, eles não desaparecem e ainda alteram a estrutura ovariana, podendo aumentar em até três vezes o tamanho do órgão. Ou seja, muitos óvulos não eclodem no período fértil e não fazem o caminho pelas trompas até serem liberados na menstruação ou fecundação, tornando-se pequenos cistos que vão se acumulando no ovário dessas mulheres1.

Fatores

Apesar de os fatores que levam ao aparecimento da Síndrome de Ovários Policísticos não serem conhecidos, acredita-se que o distúrbio possa ter origem genética. Alguns indícios mostram que sua origem está associada à produção da insulina em excesso pelo organismo2 e que as mulheres que sofrem dessa doença apresentam maior produção de testosterona, hormônio masculino. Ciclos irregulares, dificuldade para engravidar e menor frequência de ovulação são alguns dos sintomas do distúrbio2. O surgimento de pelos no rosto, barriga e seios, excesso de oleosidade na pele e queda de cabelo também são característicos da SOP. Ela ainda pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

Controle com medicamentos

Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser controlada por medicamentos, que variam caso a caso1,2. Já os anticoncepcionais hormonais – pílulas, anéis vaginais e implantes – protegem os ovários contra a formação dos cistos e diminuem os níveis de hormônio masculino e de insulina. Pacientes que desejam engravidar devem utilizar anticoncepcionais hormonais para regular seu ciclo. Após esse tratamento, as chances de gravidez aumentam. Os indutores de ovulação também podem ser utilizados pelos médicos.

Vale ressaltar que uma alimentação equilibrada e saudável e a prática de exercícios físicos contribuem para manter os sintomas sob controle.

 

 

Fontes: 1. 10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2. Sìndrome de Ovários. Scielo.  Último acesso em 28 de junho de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?