Recentemente, produzimos um artigo para falar sobre a hiperplasia prostática benigna (aqui), caracterizada pelo crescimento da próstata, mas sem relação com o câncer de próstata. Isso dificulta ou até impede a passagem da urina pela uretra. É uma condição que ocorre especialmente em homens com mais de 50 anos1.

Se nada for feito, a situação se agrava, podendo levar a infecções, obstruções graves e até a perda da função dos rins. Existem alguns recursos terapêuticos, porém o paciente deve procurar seu médico de confiança, que vai indicar qual o melhor tratamento para o caso específico1. De todo modo, conheça os principais:


Medicamentos¹

De uso oral, são indicados para relaxar os músculos da bexiga ou diminuir o tamanho da próstata.

 

Embolização da próstata¹

Está é uma técnica nova, pouco invasiva e que permite uma recuperação rápida do paciente. Consiste em obstruir um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue na região. Por meio de um cateter são inseridos microesferas, que parecem grãos de área, e que entopem as artérias, ajudando a reduzir a circulação de sangue no local da hiperplasia. A próstata diminui de tamanho e o paciente volta a ter uma micção normal.

 

Cirurgia a laser¹

Os tecidos da próstata são aquecidos e dissolvidos com laser através de instrumento cirúrgico introduzido pelo canal da uretra.

 

Ressecção transuretral da próstata (RTU-P)²

Este tipo de cirurgia é conhecido como tratamento minimamente invasivo. O objetivo é remover parte da próstata que causa os sintomas, através de instrumento cirúrgico introduzido pelo canal da uretra. Após a operação, é colocado um cateter na bexiga para drenar a urina, durante aproximadamente três dias.

 

Prostatectomia Radical

Os tecidos da próstata são extraídos através de cirurgia aberta (incisão) na região abdominal¹. Possui alguns efeitos colaterais como a incontinência urinária e a disfunção erétil (impotência)³.

 

Fonte:
1- NOVO TRATAMENTO PARA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA – Portal Hospital Sírio Libanês. Disponível em https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/novo-tratamento-hiperplasia-prostatica-benigna.aspx. Último acesso em 16 de abril de 2020.
2 – RESSECÇÃO TRNSURETRAL DA PRÓSTATA (RTU-P) – European Association of Urology. Disponível em https://patients.uroweb.org/pt/resseccao-transuretral-de-prostata-rtup/. Último acesso em 16 de abril de 2020.
3- CIRURGIA PARA CÂNCER DE PRÓSTATA – Instituto Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cirurgia-para-cancer-de-prostata/1207/290/. Último acesso em 16 de abril de 2020.