A importância de uma boa noite de sono

Dormir ajuda no desenvolvimento físico das crianças e no vigor dos adultos

Publicado em: 16 de julho de 2019  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O sono é uma das necessidades mais importantes do ser humano¹. Após o organismo passar por um período de atividades físicas e psíquicas, o sono tem papel fundamental para relaxar e restabelecer o organismo para um novo ciclo¹. Portanto, o sono é o estado de descanso do corpo². Ele segue o nosso relógio biológico: durante o dia, fazemos nossas atividades; durante a noite, ficamos desconectados do mundo². Isso não quer dizer que, durante o sono, nosso corpo pare de trabalhar². Muita coisa ocorre no organismo enquanto estamos dormindo². 

Uma boa noite de sono regula a liberação dos hormônios relacionados ao estresse do dia a dia, fortalece o sistema imunológico, preserva o organismo contra o envelhecimento precoce e até tumores, ajuda no desenvolvimento físico das crianças e no vigor dos adultos, ajuda nosso organismo a controlar a hora de comer e a quantidade que comemos e ajuda a regular a memória². É durante o sono que guardamos tudo que aprendemos durante o dia².

São identificados no sono dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos)³. Neste segundo estado, também se caracteriza por ser a fase onde ocorrem os sonhos³.

Em um indivíduo normal, o sono não REM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite³. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite³. Normalmente, o sono não REM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte³. 

Veja abaixo, dicas para
se ter uma boa noite de sono³: 

 Ter horários regulares para dormir e despertar; 

Ir para a cama somente na hora dormir; 

Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável; 

Não fazer uso de álcool ou café, certos chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir;

Não fazer uso de remédios para dormir sem orientação médica;

Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia;

Jantar moderadamente em horário regular e adequado;

Não levar problemas para a cama;

Realizar atividades repousantes e relaxantes antes do sono;

  Ser ativo física e mentalmente. 



Fontes: 1. Sono e qualidade de vida, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Último acesso em 25 de junho de 2021. 2. Cartilha do Sono, Associação Brasileira do Sono. Último acesso em 25 de junho de 2021. 3. Sono, Instituto do Sono. Último acesso em 25 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?