Vamos cuidar do coração?

Os principais cuidados com a saúde do coração estão relacionados a fatores comportamentais e hábitos

Publicado em: 18 de agosto de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 17,9 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares, representando 32% de todas as mortes globais em 2019, sendo 85% delas de ataque do coração ou derrame¹. Esse grupo de doenças englobam as chamadas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, sendo as principais:

  • Doença cerebrovascular: atinge os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Doença arterial periférica: acomete os vasos sanguíneos dos braços e das pernas;
  • Doença cardíaca coronária:  doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cardíaca reumática: dano provocado no músculo cardíaco e nas válvulas cardíacas por conta da febre reumática (saiba mais no artigo febre reumática);
  • Doença cardíaca congênita: tem início na infância. Os defeitos congênitos afetam o desenvolvimento e funcionamento do coração, provocado pela má formação, da estrutura cardíaca (mais informações neste artigo); 
  • Trombose venosa profunda, e consequente embolia pulmonar: ocorre quando coágulos sanguíneos das veias das pernas se deslocar para o coração e/ou pulmões (saiba Por que acontece a trombose aqui).

No Brasil, com a pandemia, houve um aumento de 30%, incluindo Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e doenças cardiovasculares inespecíficas segundo informações do Portal da Transparência, atualizado pela Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): de 17 mil mortes em 2019 para 23 mil em 2020². Isso significa uma diminuição nos atendimentos nos hospitais e emergências, ratificando a importância de cuidar do coração e ficar de olho nos sinais de perigo. Outro dado importante, refere-se a morte prematura (menores de 70 anos) no mundo todo: 38% foram causadas por doenças cardiovasculares. Saiba o infarto no jovem pode ser fatal? neste artigo).

Os sintomas de um ataque cardíaco (e também de um acidente vascular cerebral) são simples de se notar: uma dor ou desconforto no centro do peito ou dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas. Também uma falta de ar ou dificuldade em respirar podem ser sinais, além de suor frio, palidez, sensação de desmaio³. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares são: colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade e o tabagismo⁴.

Você sabia que os principais cuidados com a saúde do coração estão relacionados a fatores comportamentais e hábitos? Algumas práticas saudáveis podem ser incorporadas em sua rotina diária, saiba quais são⁵:

Não fique muito tempo parado e pratique exercícios físicos. Além de contribuir para a saúde do coração, também traz diversos outros benefícios;

Use o sal moderadamente; 

Alimente-se bem: uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde de seu corpo;

Não fume: o fumante tem risco muito maior de sofrer um infarto quando comparado a quem não fuma.


Adote essas medidas e cuide de seu coração!

 

 

Fontes: 1. Cardiovascular diseases. Organização Mundial da Saúde. Último acesso em 18 de agosto de 2021. 2. Mortes por doença cardiovascular em domicílio aumentaram 30%. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Último acesso em 18 de agosto de 2021. 3. Doenças Cardiovasculares. Organização Mundial da Saúde. Último acesso em 16 de junho de 2021. 4. Fatores de risco. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Último acesso em 18 de agosto de 2021. 5. Atualização da diretriz de prevenção cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Último acesso em 18 de agosto de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?