A obesidade é uma doença que está cada vez mais presente em nosso dia a dia. E o cenário não muda quando falamos de crianças. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, 33,5% das crianças brasileiras apresentam excesso de peso e, segundo o Ministério da Saúde, 8% deles são obesos.

As principais causas da obesidade são a alimentação inadequada e o sedentarismo. A doença também pode ser desencadeada por fatores ambientais, biológicos, hereditários e psicológicos. Vale ressaltar que mesmo tendo vários fatores de risco, a obesidade só aparecerá caso o ambiente seja favorável a isso. Ou seja, é preciso incentivar que a criança tenha uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Para ajudar a combater a obesidade infantil, listamos algumas dicas abaixo. Confira!

– Alimentar-se bem é divertido: Deixe a criança fazer parte do mundo dos alimentos. Leve-a às feiras livres, supermercados e permita que faça parte da preparação das refeições. Quanto mais colorido for o prato, mais divertido e saudável ele será!

– Hidratação é fundamental: Acostume a criança a beber água. Ensine os benefícios dela e evite oferecer bebidas prontas e açucaradas.

– Brincar é preciso: Incentive e ajude seus filhos a praticar atividades físicas e dê preferência aos passeios ao ar livre, como parques. Limite o tempo deles em frente à TV, computadores, smartphones e tablets.

– Dormir faz bem: Uma rotina de sono saudável é essencial para a criançada! Um soninho bom ajuda a prevenir obesidade e sobrepeso.

A obesidade contribui para o aumento das doenças crônicas, principais causas de mortalidade e adoecimento no mundo. Cuide do peso de seu filho e contribua para um futuro mais saudável!