De acordo com levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 60% dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade. Dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade no país aumentou em 60% nos últimos 10 anos, passando de 11,8% para 18,9% em 2016. Você sabe quais são os principais motivos para esse crescimento?

Sedentarismo – com o crescente uso das tecnologias, as pessoas praticam menos atividades ao ar livre, caminham menos e evitam subir escadas, o que contribui para o aumento da obesidade.

Alimentação errada – alimentos processados, gorduras trans, açúcar, sal em excesso são alimentos consumidos com alta frequência pela população. Este hábito ajuda no aumento do peso.

Doenças pré-existentes – hipertireoidismo, síndrome de Cushing e depressão são alguns dos problemas de saúde que podem desencadear a obesidade.

A obesidade pode trazer outros problemas de saúde para os indivíduos, como hipertensão e diabetes. Mas o problema não impacta não apenas a saúde física, mas também a saúde psicológica e social daqueles que estão acima do peso. Pessoas com obesidade mórbida, por exemplo, sofrem com dificuldades de deslocamento e inserção em ambientes, o que influencia diretamente em seu emocional, por muitas vezes, preferindo se excluir da vida social a se expor a essas dificuldades.

O lema fundamental para o combate à obesidade é mudança de hábitos de vida, entre eles os alimentares e sedentarismo. Dê preferência aos alimentos naturais e saudáveis, pratique exercícios físicos habitualmente e beba muita água. Tenha uma rotina mais saudável e fique sempre de olho na balança!

Fontes:  http://www.bonde.com.br/saude/duvidas/obesidade-aumenta-no-brasil-e-profissionais-de-saude-fazem-alerta-sobre-os-riscos-451058.html
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/blog/5-minutos-com-roberta-cassani/post/obesidade-por-que-estamos-em-uma-epidemia-global.html
http://www.abeso.org.br/noticia/quase-60-dos-brasileiros-estao-acima-do-peso-revela-pesquisa-do-ibge
http://obesidade.org/causas-da-obesidade/