Diferenças entre artrite e a artrose

Conheça mais sobre essas duas patologias que são distintas, mas com sintomas muito semelhantes.

Publicado em: 17 de julho de 2019  e atualizado em: 24 de junho de 2022
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Apesar de sintomas muito semelhantes, existem diferenças entre artrite e a artrose. Por isso, pode gerar confusão e faz com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como um problema único.

Neste material, vamos explicar as principais diferenças entre artrite e a artrose.

Artrite

A artrite, como acontece, por exemplo na artrite reumatoide (AR), é uma doença inflamatória que provoca uma inflamação das articulações (juntas), embora também possa acometer outros órgãos. A artrite reumatóide é uma doença autoimune, uma condição em que o sistema imunológico, responsável por ajudar o corpo a se defender de infecções contra vírus e bactérias, passa a atacar o próprio tecido que envolve as articulações. Se não tratada adequadamente, a artrite pode levar à destruição das juntas, gerando deformidades e limitações para a pessoa trabalhar e até exercer atividades corriqueiras e diárias da vida¹. Apesar de ter causa desconhecida, ela é mais frequente em mulheres, até duas vezes mais do que os homens, e geralmente apresenta os primeiros sinais entre 30 e 40 anos, aumentando sua incidência conforme a idade². 

Sintomas da artrite²

Os mais comuns são:  calor, dor, edema e vermelhidão nas articulações, principalmente nas mãos e punhos. Também pode ocorrer na coluna cervical e mais raramente, acometer a coluna lombar e dorsal.

Quando inflamadas, as articulações provocam rigidez matinal e, com a progressão da doença, a cartilagem articular é destruída, provocando deformidades. As mais comuns ocorrem em articulações periféricas, ou seja, dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete).

Tratamento²

Vai depender do estágio da doença. Porém, o médico poderá receitar anti-inflamatórios, corticoides e drogas modificadoras do curso da doença, a maior parte delas imunossupressoras. Em alguns casos, pode ser recomendado a cirurgia. 

A fisioterapia e a terapia ocupacional são tratamentos que ajudam o paciente a ter uma melhor qualidade de vida.

Esclareça os Mitos e Verdades sobre a saúde dos ossos neste link aqui.

Artrose

A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é a forma mais comum de artrite que se caracteriza pela degeneração e pelo desgaste da cartilagem entre os ossos. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e no quadril. Por conta deste desgaste da cartilagem, o atrito entre os ossos pode provocar a dor¹,³. 

A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Esta causa é natural e está associada ao envelhecimento do organismo. Como a cartilagem não pode ser substituída, o uso de medicamentos, quando receitado pelo profissional de saúde, deve vir acompanhado de algumas medidas para aliviar a dor⁴: 

Acupuntura para reduzir a dor;

Fisioterapia ou hidroterapia;

Fortalecimento da musculatura;

Manutenção do peso ideal. 

Assim como a artrite, ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente nas mãos e joelhos. Nos homens, na articulação do fêmur com a bacia (coxofemoral). Geralmente aparece após os 60 anos⁵.

Para saber mais do tema, basta acessar o artigo “Artrose: o que é e quais são as causas?”.




Fontes:
1. Depressão e ansiedade podem atingir quem tem artrite reumatoide – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2. Artrite Reumatoide – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021. 3. Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose? Biblioteca virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Último acesso em 28 de junho de 2021. 4. Artrite reumatoide e artrose (osteoartrite) – Biblioteca virtual em Saúde – Ministério da Saúde. Último acesso em 28 de junho de 2021. 5. Osteoartrite (Artrose) – Sociedade Brasileira de Reumatologia. Último acesso em 28 de junho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?