Colesterol alto

O colesterol, quando em excesso em nosso sangue, aumenta o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.

Ouvir o texto Parar o Audio

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo que desempenha funções essenciais, como na ajuda da digestão e na produção de hormônio e vitamina D. Ele circula no sangue ligado a uma proteína e, por isso, é conhecido por lipoproteína. A lipoproteína é classificada em densidades altas, baixas ou muito baixas¹,².
Classificação das lipoproteínas²:

  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): conhecido como “mau” colesterol. Podem se alojar nas paredes das artérias e quanto maior o nível no sangue, maior o risco de doença cardiovascular; 
  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL): colesterol “bom”. Neste caso, elas limpam as artérias e podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares; 
  • Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): são semelhantes às LDL, mas tem mais gordura e menos proteínas.
  • Além delas, existe um outro tipo de gordura ligada à VLDL, as triglicérides.

O excesso de colesterol é prejudicial à saúde, provocando a patologia dislipidemia ou hipercolesterolemia e pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo considerada a principal causa de morte no mundo. No Brasil, provoca o óbito de 100 mil brasileiros ao ano¹. Leia mais sobre as Curiosidades sobre o colesterol.  

Os índices de colesterol alto intensificam as chances de desenvolver essas doenças, potencializadas também pela obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, hábitos alimentares, histórico familiar e sedentarismo¹.  

Origem do colesterol

Uma parte do colesterol é produzido pelo organismo da pessoa, principalmente pelo fígado, enquanto a outra parte é obtida na alimentação. Alimentos com maior quantidade de gordura são as carnes, leite e ovos².  

Como saber se estou com colesterol alto?

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue. Valores normais são inferiores a 190 mg/dL. Pacientes com histórico de doenças, o ideal é o colesterol ser inferior a 175 mg/dL.

Valores recomendados colesterol LDL: Inferiores a 115 mg/dL para a população em geral e a 100 mg/dL nos doentes de alto risco. Em casos específicos, o médico poderá estabelecer metas ainda mais baixas, de acordo com as caraterísticas de cada paciente.

Valores para colesterol HDL: Níveis inferiores a 40 mg/dl e de triglicerídeos superiores a 150 mg/dL - risco cardiovascular.

Fatores que influenciam o nível de colesterol²: 

  • Atividades físicas: a prática diária regula os níveis do colesterol;
  • Dieta: evitar o consumo excessivo de gordura, principalmente os produtos de origem animal como carnes gordas, presunto, queijo, manteiga e fast foods; 
  • Genética: genes determinam a quantidade de colesterol que cada organismo produz; 
  • Gordura corporal: o excesso de peso aumenta o colesterol;
  • Tabagismo: deixar de fumar ajuda a controlar o colesterol.

Tratamento

O tratamento consiste em controlar os níveis de colesterol (baixando o LDL e subindo o HDL) no organismo para reduzir o risco de desenvolver doença cardiovascular. Uma dieta rica em fibra vegetal, exercícios diários e parar de fumar complementam o tratamento. O médico poderá recomendar o uso de medicamentos.

 

 

Fontes: 1. 08/8 – Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol. Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 12 de agosto de 2021. 2. Clube Rei Coração – Tudo o que deve saber sobre colesterol. Fundação Portuguesa de Cardiologia. Último acesso em 12 de agosto de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar