Principais doenças do fígado

Conheça quais são e como preveni-lás

Publicado em: 31 de julho de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Está localizado atrás das costelas, possui coloração vermelho escuro e pesa aproximadamente 1500g. Tem diversas funções para o organismo como metabolizar a glicose e a proteína, metabolizar medicamentos e toxinas, armazenar vitaminas e ferro, formar a bile e produzir diversas substâncias relacionadas à coagulação sanguínea. Quando algo não está bem, a pessoa pode apresentar sinais e sintomas como barriga inchada, forte dor abdominal e ainda, um aspecto amarelado na cor da pele e dos olhos e urina mais escura¹. As doenças no fígado vão além da cirrose (leia mais aqui) e das hepatites A, B e C (artigo sobre o tema aqui)¹. Conheça outras que tem origem neste mesmo órgão:


É importante ter alguns cuidados para manter o funcionamento correto do fígado, como ter uma dieta saudável, evitar bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas - que ajudará a manter o peso ideal e evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade. Uma outra recomendação é não tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica, além de anabolizantes¹.

 

 

 

Fontes: 1. Fígado – Ministério da Saúde. Último acesso em 27 de julho de 2020. 2. Esteatose hepática - Sociedade Brasileira de Hepatologia. Último acesso em 27 de julho de 2020. 3. Icterícia obstrutiva - Sociedade Brasileira de Hepatologia. Último acesso em 27 de julho de 2020. 4. FELIX, Valter Nilton - Hipertensão Portal, principais determinantes e bases do tratamento. Último acesso em 27 de julho de 2020. 5. Câncer primário de fígado (carcinoma hepatocelular) - Sociedade Brasileira de Hepatologia. Último acesso em 27 de julho de 2020.

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?