Eurofarma adota inteligência artificial para transformar a experiência de atendimento a clientes no setor farmacêutico
Publicado em: 30 de junho de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
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Eva, baseada em Watson Assistant e Amazon Alexa, interage em linguagem natural e já está habilitada para uso nos dispositivos com Alexa

 

São Paulo, junho de 2020 – A Eurofarma, farmacêutica brasileira que mais investe em inovação no país, anuncia o lançamento de sua nova assistente virtual humanizada com o uso da inteligência artificial. A tecnologia, que recebeu o nome de Eva (Eurofarma Virtual Assistant), está baseada em Watson Assistant, para utilização nos atendimentos realizados pela Central de Atendimento Eurofarma, e em Skill da Alexa para interação com o aplicativo Alexa e dispositivos com Alexa integrada, como a família de smart speakers Amazon Echo.

O projeto auxiliará nos atendimentos de baixa complexidade por meio da utilização de uma inteligência artificial. “Hoje realizamos 15 mil atendimentos mensalmente, sendo que 50% deles são considerados de baixa complexidade. Com o apoio do atendimento virtual, que cuidará da demanda de mais de 6,3 mil contatos, nossos especialistas poderão priorizar os atendimentos mais complexos ou quando o cliente preferir falar diretamente com nossa equipe”, comenta Laura Pinheiro, diretora Médica da Eurofarma.

A solução está preparada para auxiliar, por exemplo, no cadastramento de um novo fornecedor, verificação de programas de descontos, emissão de segunda via de boletos para clientes comerciais e orientações sobre envio de currículos.

 

Eva agora com a inteligência artificial Alexa

A Eva já está em funcionamento nos dispositivos com Alexa no Brasil, serviço de voz da Amazon, que chegou ao país em 2019 e que auxilia seus usuários nas tarefas do dia a dia por meio de comandos de voz. A Eva tem habilidade para oferecer diversas informações para o usuário, como buscar oportunidades de empregos na empresa, obter detalhes sobre o Prêmio Euro e consultar programas de desconto.

“O projeto traz um caráter inovador, pois é pioneiro entre as empresas do setor farmacêutico no continente, oferecerá um canal adicional de contato e resultará em um ganho de produtividade nos atendimentos e processos. Além dos consumidores, serão atendidos também profissionais da saúde, clientes comerciais e fornecedores”, completa Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital na Eurofarma.

A inovação já está em funcionamento na família de smart speakers Amazon Echo para o atendimento sete dias por semana, 24 horas.

Para utilizar a Eva na Alexa, existem duas opções: nos smart speakers Amazon Echo e produtos de diversas marcas que tenham Alexa integrada, diga no primeiro acesso "Ativar Eva da Eurofarma" e nos demais acessos basta dizer "Alexa, Eva da Eurofarma"; a outra opção é fazer o download do aplicativo Alexa no celular e buscar a Skill “EVA” no menu de “Skills e Jogos”.

 

 

Sobre o Grupo Eurofarma

Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece 313 produtos, 649 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas, que representam 81% das prescrições no mercado de marcas.

O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2019, gerou vendas de R$ 5,6 bilhões e emprega mais de 7 mil colaboradores.

 

 

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