O que é a depressão?

Doença atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, mas existe tratamento

Publicado em: 5 de julho de 2018  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Você provavelmente conhece alguém que sofre com depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) , existem mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo com a doença, de todas as idades, o que a torna a principal causa de incapacitação no mundo1. Mulheres são mais atingidas que os homens, segundo estatísticas1, e em muitos países menos de 10% das pessoas fazem tratamento, o que é um sinal preocupante1. No Brasil, segundo a OMS são mais de 11 milhões de pessoas acometidas com a doença3 - sim, é uma doença e que precisa ser tratada para uma melhor qualidade de vida da pessoa. E outra estatística alarmante é que cerca de 800 mil pessoas/ano cometem suicídio por conta da depressão – essa é a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos1.  

Do que se trata?

Mas, afinal, o que é a depressão? Quais suas características? Cada caso é um caso, mas alguns sintomas/sinais devem ser observados2. Se a pessoa tem um humor "deprimido", está com baixa autoestima, sem satisfação com as coisas que costumava gostar, eis aí sinais claros de que talvez seja algo além de uma angústia passageira. Se ela começa a perder vínculos com familiares, amigos, tem crises de choro e não vê humor em mais nada, também estamos somando sintomas para a depressão. Ela começa a ficar indecisa com tudo, com as mínimas coisas, está sem motivação pra nada, nem para comer, e se autoavalia muito mal, com uma imagem distorcida de si próprio, com libido muito baixa, e com pensamentos suícidas, fique alerta. 

Leve, moderada ou grave

A intensidade dos sintomas classifica a depressão como leve, moderada ou grave, dentro de cada um dos tipos da doença1. Fatores como perda de emprego, luto ou traumas podem colaborar para agravar a doença1. Mas existe tratamento, logo após identificar esses sintomas. Um médico, seja psiquiatra ou psicólogo ou até mesmo um clínico geral pode apontar caminhos, seja por terapia ou uso de medicamentos auxiliares. Preconceitos em relação à doença e tratamentos devem ser deixados de lado: é hora de ajudar, de se levantar. Ajude quem está com esses sintomas, e se você é essa pessoa com depressão, procure ajuda profissional: existe caminho, existe saída.

 

 

Fontes: 1- Depressão. Organização Mundial da Saúde. Último acesso em 16 de junho de 2021. 2- Depressão - Causas e Tratamento. BECK, Aaron T. 2009. 3. OMS registra aumento de casos de depressão em todo o mundo; no Brasil são 11,5 milhões de pessoas. OMS. 

 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?