Hanseníase

Antigamente, era conhecida pelo nome de lepra e é uma das mais antigas registradas no mundo

Ouvir o texto Parar o Audio

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae  e que afeta a pele e os nervos periféricos (responsáveis pela sensibilidade e a motricidade), transmitida por meio das gotículas respiratórias da pessoa contaminada (através da tosse ou espirros) através do contato com as feridas da pele, após um longo e próximo período de convivência. É uma doença que tem cura e se tratada precocemente, pode evitar sequelas¹. Os principais sintomas são manchas claras, vermelhas ou escuras, com alteração da sensibilidade no local. Nos casos mais graves, quando o nervo é afetado, apresentam sinais de dormência, perda de tônus muscular e retração dos dedos, provocando incapacidade física na pessoa².

Essa bactéria foi identificada em 1873, pelo cientista Armauer Hansen e é uma das doenças mais antigas que existem, com casos registrados na China, Egito e Índia há mais de 4 mil anos. A hanseníase possui duas classificações operacionais: paucibacilar (poucos bacilos, em estágio inicial e não transmissível) e multibacilar (muitos bacilos, transmissível)².

Tipos

  • Hanseníase indeterminada é quando está no começo e na maioria dos casos, sua cura é espontânea. Apresenta uma lesão de cor clara, com diminuição da sensibilidade.
  • Hanseníase tuberculóide é a forma mais benigna da doença. As lesões são poucas (ou única) e apresentam alterações nos nervos próximos à lesão (provocando dor e fraqueza, além de atrofia muscular).
  • Hanseníase borderline ou dimorfa, apresenta um número de lesões maiores, com manchas em grandes áreas da pele, com comprometimento dos nervos.
  • Hanseníase virchowiana ou lepromatosa é um dos casos que se desenvolve para um quadro mais grave, provocando a anestesia dos pés e mãos, feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular e lesões elevadas na pele. Nesta forma, a doença pode acometer também os órgãos internos.

Prevenção

É possível prevenir a doença, tendo hábitos saudáveis e boa higiene. A vacina BCG é também indicada para melhorar a resposta imunológica da pessoa².

Tratamento

O tratamento é feito à base de antimicrobianos, e pode durar até mais de 12 meses, a depender da gravidade.



Fontes: 1. Hanseníase. Organização Pan-Americana de Saúde. Último acesso em 8 de setembro de 2021.  2. Hanseníase. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Último acesso em 8 de setembro de 2021. 

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar