O que é labirintite?

Saiba identificar essa condição, que provoca tontura intensa, que pode vir com náusea, vômito e pressão no ouvido

Publicado em: 16 de julho de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

A labirintite é causada pela inflamação do labirinto,  que é um órgão localizado dentro da orelha, responsável pelo equilíbrio e audição. Ela provoca uma tontura de forte intensidade, que pode vir acompanhada de náusea e vômito, pressão no ouvido ou zumbido¹. Quando inflamado, o labirinto manda informações alteradas para o cérebro, ocasionando tonturas ou sensação de que a pessoa está em movimento quando está parada. Em casos mais leves, o próprio organismo combate essa condição em alguns dias². A labirintite pode ocorrer por conta de uma infecção viral comum, como resfriado ou gripe, mas também pode ter outras origens, como problemas do próprio labirinto, a exemplo das otites, neuronites e doença de Cogan²,¹.

O diagnóstico é feito por um exame clínico/neurológico, com base no tipo de tontura, duração, frequência e intensidade, além de outros sintomas que o paciente possa estar desenvolvendo¹. Em pessoas cuja frequência de vertigens é alta, o diagnóstico é estabelecido com base no exame otoneurológico que tem como objetivo avaliar o funcionamento do sistema vestibular e auditivo, verificar simetria e quantificar as respostas de cada labirinto registradas por eletrodos conectados ao computador. O tratamento é sempre baseado na causa da tontura, com orientações dietéticas, fisioterapia focada no equilíbrio, medicamentos e, dependendo do caso, cirurgia¹.

Dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas³:

  • Em caso de muita tontura, ficar quieto em um ambiente escuro;
  • Beber bastante água;
  • Evitar ruídos e luzes brilhantes;
  • Dormir no mínimo 8 horas por dia;
  • Sair para caminhadas (tenha alguém para acompanhar nos primeiros dias, até se sentir confiante para fazer sozinho);
  • Em movimento, mantenha os olhos focados em um objeto fixo;
  • Se sentir tontura, não dirija, ande de bicicleta ou manuseie máquinas e ferramentas;
  • Não beba álcool.

 


Fontes: 1. Você sabe o que é labirintite? Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 21 de julho de 2021. 2. Quais são as causas da labirintite? Quais os cuidados que devemos orientar aos pacientes? Tua Saúde. Último acesso em 21 de julho de 2021. 3. Labyrinthitis and vestibular neuritis – National Health Service UK. Último acesso em 21 de julho de 2021.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?