São Paulo, novembro de 2019 – O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro de uma farmacêutica no Brasil, será apresentado como exemplo de projeto pioneiro durante o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam), entre 11 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

 

O tema central será “A amamentação como um direito humano a ser protegido“, e destacará os direitos das mulheres, das crianças e a proteção legal à maternidade. Com organização da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), e apoio do governo federal e de universidades públicas, o evento reunirá grupos de mães, profissionais de saúde, governantes, cientistas, agências das Nações Unidas, órgãos internacionais, instituições de pesquisas, estudantes, entre outros.

 

A apresentação sobre o Lactare será em 13 de novembro, na sessão de Comunicação Coordenadas, na qual serão compartilhadas experiências com atores comprometidos com a causa da amamentação. “É essencial reforçarmos a importância de uma equipe multidisciplinar especializada em gestão de saúde em um projeto como esse. O Lactare conta com médica, enfermeira e nutricionista, que transformam o comportamento de toda comunidade por meio de conteúdo e orientação sobre aleitamento materno”, comenta Ellen Del Grande, responsável técnica do Lactare.

 

Primeira doação – Vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite (rBHL), o Lactare acaba de fazer a sua primeira doação à UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi, ao coletar 22 litros nos primeiros 30 dias de funcionamento, a partir de 57 doadoras, colaboradoras Eurofarma e mulheres da comunidade local.

 

Benefícios – A importância do leite materno para recém-nascidos é reforçada pelo Ministério da Saúde ao preconizar que o alimento deve ser o único a ser ofertado até o bebê completar seis meses. Por outro lado, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou 194 países, apontou que apenas 40% das crianças com menos de seis meses são amamentadas exclusivamente com leite materno1.

 

O Brasil foi um dos primeiros países a mudar essa realidade. Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), resolução que promove práticas seguras e facilitadoras da amamentação nas maternidades2.

 

O leite materno é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos de idade. Além disso, também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. De acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH, no Brasil existem cerca de 225 unidades de bancos de leite, que hoje suprem 60% da demanda. “Temos um papel social muito importante, de ajudar as mães e pais no processo de amamentação não apenas pela questão da saúde como, também, para reforçar o laço afetivo”, finaliza Maira Billi.

 

A Eurofarma, reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país, conta com benefícios que valorizam suas colaboradoras, como: licença-maternidade de 180 dias, creche em período integral e sala de apoio à amamentação devidamente certificada pelo Ministério da Saúde, entre outras iniciativas para promoção da qualidade de vida da mãe e do bebê. O Banco de Leite Lactare reforça a preocupação da farmacêutica com o bem-estar da família.

 

Fontes:

1 https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5470:bebes-e-maes-em-todo-o-mundo-sofrem-efeitos-da-falta-de-investimentos-em-amamentacao&Itemid=820

2 http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/crianca

 

Serviço

Lactare – Banco de Leite Eurofarma

Rodovia Presidente Castello Branco, KM 36.5 – Itapevi – SP

Horário de Funcionamento: das 7h às 19h

Coleta Domiciliar – A Eurofarma disponibiliza profissionais especialistas para ajudar as mães na retirada do leite e serviço de coleta na residência em um raio de até 20 km de Itapevi. Para mais informações, basta ligar para (11) 4144-9604 ou acessar www.eurofarma.com.br/bancodeleite.

 

Mais informações sobre o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV Enam), acesse https://enam.org.br.

 

Sobre o Grupo Eurofarma

A Eurofarma é uma empresa de saúde, concentrada em oferecer produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas com qualidade, inovação e preço justo em todos os principais segmentos farmacêuticos: Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar, Oncologia, Isentos de Prescrição e Veterinária. Só no Brasil, a companhia oferece 287 diferentes moléculas e mais de 600 produtos. Líder em receituário médico, atende 30 diferentes especialidades e cobre 101 classes terapêuticas, que representam 89% das vendas do varejo farmacêutico. Detentora da maior força de vendas do país realiza mensalmente aproximadamente 600 mil contatos médicos mensalmente.

 

Fundada em 1972 e primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, possui operação própria em 20 países e mantém importante parque fabril no Brasil além de plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2018, o grupo reportou vendas de R$ 4,3 bilhões e emprega mais de 6,7 mil colaboradores.

 

Eurofarma nas redes sociais
Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma | Instagram:@eurofarma_br

 

Informações para a Imprensa

G&A – Relações Públicas

André Pascowitch – 11 5090-8646 – andre@gaspar.com.br

Guilherme Gaspar – 11 3065-3045 – guilherme@gaspar.com.br