São Paulo, 22 de novembro de 2018 – A Eurofarma, multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, é a grande vencedora na categoria farmacêuticas do Guia Exame de Sustentabilidade, premiação que reconhece ações das companhias em sustentabilidade. Com a conquista deste ano, a companhia se tornou a única do setor a ser tricampeã da publicação, que é referência no Brasil.

O desenvolvimento de método inédito para descontaminação de embalagem primária de medicamento em ambiente doméstico foi a iniciativa destacada pela premiação. A partir da utilização de produtos facilmente encontrados em casa, como água oxigenada e água sanitária, os consumidores podem fazer soluções caseiras para descontaminar as embalagens primárias e também contribuírem para a preservação do meio ambiente. Após o processo, as embalagens primárias que tiveram contato direto com o medicamento se tornam inertes, minimizando o impacto ao meio ambiente e podendo ser encaminhadas para a coleta seletiva. A medida permitirá o reaproveitamento de materiais nobres, como alumínio, PVC e PVDC,

que antes eram inutilizados.

O Eurofarma Synapsis, programa de aceleração de startups, realizado em parceria com a Endeavor, também foi citado ao selecionar em sua primeira edição 12 empresas de setores econômicos, incluindo soluções de sustentabilidade focadas em alternativas para gestão de resíduos, eficiência energética, água e emissões. As empresas foram impulsionadas por meio de mentorias e acesso a rede de relacionamento.

Na 19ª edição do Guia Exame de Sustentabilidade foram analisadas 189 empresas, que responderam aos questionários feitos pela publicação em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. As questões foram apuradas pela equipe jornalística e avaliadas por um conselho deliberativo de especialistas, que reconheceram, ao final, as 65 melhores empresas em 16 setores.

“A indústria farmacêutica está, por sua própria natureza, muito conectada aos avanços tecnológicos. Nós estamos diariamente trilhando caminhos rumo à inovação e este é um tema que não só está presente na nossa de pesquisa mas também em todas as demais áreas da companhia. Miramos sempre o futuro visando antecipar tendências, por isso buscar permanentemente novas tecnologias é fundamental. Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho”, afirma Maurizio Billi, presidente da Eurofarma.

Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma e responsável pelo projeto de descontaminação de embalagens primárias dos medicamentos, reforça a importância da conscientização da sociedade para a criação de um universo mais sustentável. “Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e mais sustentáveis. Esse desafio é diário e permeia todas as áreas da organização. Como agentes da mudança que queremos ser, vamos engajar cada vez mais clientes, médicos e pacientes, além de avançar com a pesquisa para outros produtos”.

Para conferir as iniciativas da Eurofarma, acesse a Cartilha de Desenvolvimento Sustentável. E para conferir a matéria publicada sobre a Eurofarma na Exame, clique aqui.

 

 

Sobre a Eurofarma Brasil

 

Com 46 anos de existência, o Grupo Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira com capital 100% nacional, sendo reconhecido pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo, qualidade e inovação.

 

Presente em 20 países, atua nos segmentos de Prescrição Médica e Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Veterinária e Serviços a Terceiros. No Brasil, o portfólio é representado por 335 marcas, em 844 apresentações, contemplando 28 especialidades médicas e 148 classes terapêuticas.

 

Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma | Instagram: @eurofarma_br

 

 

Informações para a imprensa:

 

Eurofarma Laboratórios

Stephanie Van Sebroeck – 11 5090-8600 r.8369 – stephanie@gaspar.com.br

Guilherme Gaspar – Tel. 11 3065-3045 – guilherme@gaspar.com.br