São Paulo, junho de 2020 – A Eurofarma, farmacêutica multinacional brasileira que mais investe em inovação no Brasil, está apoiando a implantação da plataforma Laura Pronto-atendimento Virtual em dez hospitais do país. Lançado em março pela startup de inteligência artificial Laura, a ferramenta tem como principal objetivo otimizar tempo e recursos de saúde para o atendimento a pacientes com suspeita de covid-19.

A ferramenta permite que pacientes realizem uma triagem inicial on-line, seguindo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além de tirar as principais dúvidas. Com os dados dessa triagem virtual, os pronto- atendimentos têm acesso a uma plataforma digital, que permite a previsão de demanda por covid-19, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho para atendimento e realização de testes, e se há sinais de gravidade relatados.

“Laura permite uma mineração de dados por meio de inteligência artificial, que é capaz de avaliar o grau de risco em atendimentos. Neste cenário em que os hospitais estão chegando a sua capacidade máxima, poder de alguma forma ajudar nesta gestão é importante para manter os cuidados com a saúde dos pacientes como prioridade, sem deixar de lado a gestão interna desses hospitais”, comenta Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

“Essa solução terá um impacto muito relevante para evitar que os pronto-atendimentos fiquem saturados e que sejam foco de contaminação. Precisamos agora promover a tranquilidade das pessoas e usar a inteligência na gestão dos recursos de saúde disponíveis”, afirma Cristian Rocha, CEO da Laura.

A iniciativa tem o apoio da Eurofarma e do Instituto Laura Fressatto, organização sem fins lucrativos que tem o propósito de ajudar a salvar vidas, com suporte da inteligência artificial.

Os hospitais que tiverem interesse em instalar a plataforma devem entrar em contato pelo https://www.laura-br.com/.

 

Sobre o Grupo Eurofarma

Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece 313 produtos, 649 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas, que representam 81% das prescrições no mercado de marcas.

O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2019, gerou vendas de R$ 5,6 bilhões e emprega mais de 7 mil colaboradores.

 

Sobre a Laura

A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. O recurso, criado pelo arquiteto de sistemas Jac Fressatto após a morte de sua filha por sepse, usa a inteligência artificial e a tecnologia cognitiva para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas. Ativa desde 2016, a Laura já teve cerca de 2,5 milhões de pacientes conectados e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar 12 vidas por dia, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.