São Paulo, março de 2019 – A Eurofarma, farmacêutica de capital 100% brasileiro, presente em 20 países da América Latina, anuncia acordo com a NLS-1 Pharma, grupo farmacêutico suíço, para licença exclusiva de tratamento inovador para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O tratamento está em fase de desenvolvimento clínico, com previsão de chegar ao mercado em 2023.

 

O TDAH normalmente se manifesta na infância e aproximadamente 60% dos portadores carregam a condição por toda a vida2. É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como a desatenção, inquietude e impulsividade2. Nos Estados Unidos, o último censo de saúde realizado pela National Survey of Children’s Health, de 2011, estimou uma prevalência de 11% nas crianças entre 4 e 17 anos3. No Brasil, estima-se que apenas 10% das crianças diagnosticadas, devido ao receio dos pais com o uso de medicamentos controlados, recebam o tratamento correto1, que deve contar com acompanhamento médico, psicológico, educacional e familiar. Atualmente, as medicações disponíveis no mercado brasileiro são drogas à base de anfetaminas e estimulantes.

 

Com o objetivo de oferecer uma alternativa a médicos e pacientes, a NLS-1 Pharma está trabalhando na reformulação e reposicionamento de uma molécula não anfetamínica, mazindol CR, para tratamento do TDAH. Dados preliminares em crianças e adultos demonstram resultados promissores, com perfil de eficácia comparável às terapias atuais de primeira linha, e melhor perfil de segurança em termos de abuso e dependência medicamentosa. A expectativa é que os estudos clínicos de Fase 3 comprovem esses resultados obtidos até o momento.

 

A parceria reforça o comprometimento da Eurofarma em buscar tratamentos inovadores para o Sistema Nervoso Central (SNC), uma das áreas-foco de atuação da farmacêutica. “Investir em drogas inovadoras faz parte da estratégia da companhia. E oferecer uma nova opção de tratamento para a classe médica, que traz maior tranquilidade para os pais e mais qualidade de vida para os portadores do TDHA é motivo de muito orgulho”, afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

 

Para a NLS-1 Pharma, as expectativas de atingir o mercado da América Latina são grandes. “Nós estamos muito animados em iniciar o que consideramos que será uma duradoura e bem-sucedida parceria com uma das farmacêuticas mais ambiciosas e em rápido crescimento da América Latina”, afirma Alex Zwyer, CEO da NLS-1 Pharma.

 

1 – Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Disponível em https://tdah.org.br/tratamento/ (Acesso em 23 de janeiro de 2019)
2 – Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). O que é TDAH. Disponível em https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/ (Acesso em 23 de janeiro de 2019)
3 – Data Resource Center for Child & Adolescent Health. Disponível em http://www.childhealthdata.org/learn-about-the-nsch/NSCH (Acesso em 23 de janeiro de 2019)

 

 

Sobre o Grupo Eurofarma

Com 47 anos de existência, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira. De capital 100% nacional, é reconhecida pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e qualidade de vida com um preço acessível, qualidade e tratamentos inovadores.

 

Presente em 20 países, atua nas áreas de Prescrição Médica e Isento de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Veterinária e Serviços para segmentos de terceiros. No Brasil, o portfólio é representado por mais de 330 marcas, somando cerca de 1000 apresentações, que atendem a 28 especialidades médicas, cobrindo 48 classes terapêuticas.

 

No Brasil, a Eurofarma ocupa a 2ª posição em receituário médico e a 3ª posição em Genéricos.

 

Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma | Instagram:@eurofarma_br

 

Informações para a imprensa:

 

Eurofarma Laboratórios

André Pascowitch – 11 5090-8600 r.8369 – andre@gaspar.com.br

Guilherme Gaspar – Tel. 11 3065-3045 – guilherme@gaspar.com.br