São Paulo, janeiro de 2019 – A Eurofarma, farmacêutica de capital 100% brasileiro, presente em 20 países da América Latina, acaba de reforçar suas operações na América Central com aquisição da linha de prescrição médica do laboratório Stein, sediado na Costa Rica. Com essa transação, a empresa adiciona a seu portfólio 90 produtos e expande presença em mercados até então pouco explorados, como Costa Rica e Honduras, além de reforçar sua posição na Guatemala e no Equador.

 

A aquisição reafirma o compromisso com a continuidade do plano de internacionalização iniciado em 2009 e, principalmente, um avanço na estratégia de crescimento na região, como explica Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios. “É uma importante aquisição na região, estávamos buscando ativos maiores que pudessem alavancar de forma significativa nossas vendas internacionais. Fomos pioneiros na estratégia de expandir geograficamente nossas operações e seguimos com o firme propósito de ocupar uma posição de destaque na região. Nos últimos anos, graças ao aprendizado que tivemos, refinamos nosso modelo, estabelecemos alguns mercados como prioritários e temos feito prospecções de forma ativa. Com essa transação, saltaremos da 33ª para a 16ª posição de mercado na América Central”.

 

A Eurofarma, 2ª maior em prescrição e 3ª em genéricos no Brasil, teve em 2018 cerca de 13% de suas vendas oriundas das operações internacionais, percentual que deve chegar a 30% até 2022. O crescimento médio da empresa nos últimos 15 anos foi de 15% ao ano. Para Marco Billi, gerente de M&A e Corporate Venture da Eurofarma, a aquisição é importante para acelerar a penetração da marca em diversos mercados. “Os produtos da Stein têm forte presença em mercados onde nossa participação ainda era tímida, como Costa Rica, Honduras e Panamá. Concretizamos um negócio que nos permite avançar nos países da América Central ganhando escala, complementariedade geográfica e de portfólio. Com a aquisição, a Eurofarma incrementará suas vendas internacionais em mais de 30%”.

 

Os produtos recém-adquiridos incluem analgésicos, medicamentos cardiovasculares, gastrointestinais e respiratórios. Em um primeiro momento, a produção seguirá com a Stein, mas a expectativa é de que boa parte da linha de produção seja transferida para a planta da Eurofarma na Guatemala.

 

Cerca de 100 colaboradores da Stein passaram a integrar o time de propaganda médica da Eurofarma. Ao todo, são mais de 200 apresentações que serão comercializadas em 8 países distintos. Com o novo negócio, a Eurofarma passa a ser um dos 5 maiores competidores da América Central de capital latino-americano.

 

 

 

Sobre o Grupo Eurofarma

Com 46 anos de existência, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira. De capital 100% nacional, é reconhecida pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e qualidade de vida com um preço justo, qualidade e tratamentos inovadores.

Presente em 20 países, atua na área de Prescrição Médica e Sem Prescrição, Genéricos, Hospital, Licitações, Oncologia, Veterinária e Serviços para segmentos de terceiros. No Brasil, o portfólio é representado por mais de 330 marcas, somando cerca de 1000 apresentações que atendem à 28 especialidades médicas, cobrindo 48 classes terapêuticas.

No Brasil, a Eurofarma ocupa a 2ª posição em receituário médico e a 3ª posição no segmento de genéricos.

Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Facebook: @eurofarma | LinkedIn: @eurofarma | Instagram:@eurofarma_br

 

 

Assessoria de Imprensa Eurofarma

Stephanie Van Sebroeck +55 11 5090-8600 ext.8369 – stephanie@gaspar.com.br

Guilherme Gaspar +55 11 3065-3045 – guilherme@gaspar.com.br