Laura é uma das scale-ups aceleradas pelo programa da Eurofarma e, por meio de um robô, usa Inteligência Artificial para assistir aos pacientes sobre riscos de infecção


São Paulo, março de 2020 –
A partir de março, o Eurofarma Synapsis, programa de aceleração da Eurofarma em parceria com a Endeavor que visa apoiar o empreendedorismo na América Latina e incentivar inovação ligada à área de saúde, impulsionará uma das suas scale-ups aceleradas, a Laura, com um projeto para o uso de Inteligência Artificial na gestão de riscos de infecção dos pacientes do Grupo Leforte, que possui três unidades hospitalares na Grande de São Paulo.

O acordo prevê o aproveitamento do robô Laura para identificar e monitorar pacientes internados que possuem riscos de infecção. O software conecta os prontuários eletrônicos a um painel de gestão localizado na Central de Enfermagem. Cada novo dado sobre os sinais vitais, além dos exames coletados em tempo real, geram uma classificação de risco alto, médio ou baixo, ajudando a equipe a priorizar o atendimento.

“A tecnologia da Laura permite uma mineração de dados que serão capazes de avaliar o grau de risco em atendimento. É um projeto inovador apoiado pelo Eurofarma Synapsis, em que usamos nosso networking para fazer acontecer uma escalada nos negócios da scale-up acelerada e que possui com grande potencial de crescimento”, comenta Helton Pinheiro de Carvalho, diretor executivo de Empreendedorismo e Digital.

“A parceria com a Eurofarma integra um programa de excelência para a melhoria da qualidade de saúde das pessoas, contando com inteligência artificial e tecnologia da informação que estão na base de um novo modelo de assistência que o Grupo Leforte está implantando de forma pioneira no mercado da saúde suplementar. Além de proporcionar a melhoria contínua de nossos processos, essa iniciativa contribui para ampliar os níveis de prevenção e resolutividade nos cuidados de saúde de nossos clientes e que culminam com a melhora no desfecho clínico e consequentemente com a previsibilidade financeira que estamos buscando para o atendimento”, diz Tiago Damasceno, superintendente de Tecnologia da Informação do Grupo Leforte.

“A parceria com a Eurofarma é um passo importante para o momento de expansão e aceleração do Robô Laura, o que reforça ainda mais nossa vocação do cuidado com o paciente”, complementa Cristian Rocha, CEO da Laura.

Inicialmente, o robô Laura será implementado nas unidades do Grupo Leforte do Morumbi, Liberdade e no Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, em Santo André, no ABC Paulista, oferecendo também com educação continuada, material científico e melhoria dos indicadores de qualidade. A expectativa é que a solução possa chegar a mais hospitais do grupo ao longo de 2020.

Para conhecer mais sobre o programa Eurofarma Synapsis e conhecer as iniciativas aceleradas e apoiadas, acesse www.eurofarma.com.br/synapsis.

 

Sobre o Grupo Leforte

Atualmente, o Grupo Leforte possui três unidades hospitalares que somam 620 leitos, sendo duas em São Paulo, nos bairros da Liberdade e do Morumbi, e outra em Santo André, no ABC Paulista. Também possui unidades especializadas em Oncologia, em Higienópolis, Alphaville e Osasco, e uma voltada para Pediatria, em Santo Amaro, além de clínicas em Alphaville e Cotia.  O Leforte é o Hospital Oficial do GP Brasil de Fórmula 1.

 

Sobre a Laura

A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. O recurso, criado pelo arquiteto de sistemas Jac Fressatto após a morte de sua filha por sepse, usa a inteligência artificial e a tecnologia cognitiva para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas. Ativa desde 2016, a Laura já teve cerca de 2,5 milhões de pacientes conectados e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar 12 vidas por dia, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.

 

Sobre o Grupo Eurofarma

A Eurofarma é uma empresa de saúde, concentrada em oferecer produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas com qualidade, inovação e preço justo em todos os principais segmentos farmacêuticos: Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar, Oncologia, Isentos de Prescrição e Veterinária. Só no Brasil, a companhia oferece 287 diferentes moléculas e mais de 600 produtos. Líder em receituário médico, atende 30 diferentes especialidades e cobre 101 classes terapêuticas, que representam 89% das vendas do varejo farmacêutico. Detentora da maior força de vendas do país realiza mensalmente aproximadamente 600 mil contatos médicos mensalmente.

Fundada em 1972 e primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, possui operação própria em 20 países e mantém importante parque fabril no Brasil além de plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2018, o grupo reportou vendas de R$ 4,3 bilhões e emprega mais de 6,7 mil colaboradores.

 

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