Instituto Eurofarma inaugura segunda unidade de projeto social que leva cultura e cidadania para crianças e jovens da zona sul de São Paulo
Publicado em: 30 de novembro de 2010  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio
O Instituto Eurofarma lança no próximo dia 30 de novembro mais uma unidade do projeto social Matéria Prima, que tem como objetivo levar educação, cidadania, lazer, cultura e entretenimento aos jovens e crianças da zona sul do município de São Paulo. Esta é a segunda unidade do projeto, que nasceu em 2007 e possui sede localizada em Itapevi, onde atende 120 jovens. A nova unidade na capital paulistana atenderá cerca de 250 jovens diariamente. Além disso, receberá semanalmente numa agenda aberta, classes inteiras para realizarem atividades complementares ao currículo escolar, envolvendo anualmente cerca de 2 mil crianças e professores.

O projeto Matéria Prima oferece atividades voltadas às crianças e adolescentes de 07 a 13 anos, criando um espaço de reflexão e práticas educativas. Nos ateliês, os alunos têm a oportunidade de complementação da formação escolar e muitas atividades coletivas que incentivam seu desenvolvimento e o fortalecimento dos laços familiares. O espaço, de mil metros², localizado na Rua José Benedito Salinas, 137 – Campo Grande, oferecerá as seguintes atividades e assistências aos jovens e crianças da região:

Ateliês: o Canto em grupo: O objetivo do ateliê é ensinar um repertório de canções para ser apresentado pelo grupo de participantes. Também estão previstos o uso de instrumentos percussivos. o Cultura digital: os jovens aprenderão a realizar pesquisas na Internet e elaborar produtos do mundo digital, tais como blogs, programas de web-rádio, vídeos em pequeno formato, entre outros. o Arte para Todos: ao longo dos ateliês, os participantes aprenderão a elaborar e executar projetos artísticos coletivos explorando a linguagem das artes plásticas; o Era uma Vez... : o objetivo geral do ateliê é a formação de leitores. A estratégia adotada para alcançar esse objetivo é a prática de contação de histórias. Ao longo das atividades, os meninos e meninas participantes aprendem várias técnicas para contar histórias ao mesmo tempo que ampliam seu próprio repertório de histórias da literatura infantil. . o Som e Movimento: os participantes têm como desafio ampliar o repertório de movimentos corporais bem como o aprendizado de algumas danças brasileiras. o Jogos e Brincadeiras: o objetivo geral do ateliê é explorar os bens mais expressivos da cultura infantil: os jogos e brincadeiras da infância.

Agenda aberta: semanalmente, o Instituto Eurofarma oferecerá transporte gratuito para escolas que desejem participar das atividades previstas na agenda aberta. As atividades têm como principal objetivo complementar o currículo escolar e contribuir para a qualificação da formação dos professores envolvidos.
Outros benefícios: uniforme, materiais didáticos, passeios culturais, café da manhã, almoço e café da tarde.

Além de envolver os jovens, os familiares também terão acesso a palestras e atividades. Uma delas é o “Encontro de Família”, encontros bimestrais que reúnem familiares e participantes do Matéria Prima.

O objetivo é envolver os familiares em ações semelhantes às desenvolvidas pelos jovens para que eles possam trabalhar juntos e fortalecer os laços familiares ou ainda tratar de assuntos relativos ao desenvolvimento e bem estar das crianças e adolescentes. Os participantes ainda terão acesso à sala de estudos, biblioteca e brinquedoteca. Todas as atividades serão ministradas e monitoradas por profissionais, como pedagogos, artistas plásticos, “educomunicadores” e arte-educadores.

“Cultura e cidadania são inseparáveis. Pensando nesta linha, o Instituto Eurofarma transforma a educação em ferramenta para o desenvolvimento da cidadania”, afirma a gerente de Responsabilidade Corporativa da Eurofarma, Neide Rocha. “A Eurofarma estudou com muito cuidado qual projeto poderia ser desenvolvido e, depois, ampliado para gerar grande impacto no aprendizado das crianças, além de ser duradouro. Encontramos todas estas características no Matéria Prima e estamos muito felizes pela oportunidade de ampliação, beneficiando centenas de crianças”, completa Neide.

As atividades são oferecidas sem nenhum custo. Todo gasto é subsidiado pelo Instituto Eurofarma, que pertence a Eurofarma, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. “A Eurofarma vem ano a ano ampliando seus investimentos na área de Responsabilidade Social Corporativa. Hoje já beneficia diretamente 25 mil jovens por meio de seus projetos, sempre focando a área de educação. O Matéria Prima São Paulo terá capacidade para atender 250 crianças regularmente e grupos às sextas-feiras que somarão mais de 2.000 beneficiários/ano. As atividades propostas contribuem para o desenvolvimento das crianças, melhora na oralidade e escrita e devem também auxiliar no bom desempenho escolar. O projeto nos enche de orgulho!”

Instituto Eurofarma
O Instituto Eurofarma é uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público responsável pelo desenvolvimento, implantação e apoio a projetos sociais em benefício de filhos de funcionários e população do entorno das plantas fabris da Eurofarma, em São Paulo (SP) e Itapevi (SP). O instituto tem como foco principal a educação, atuando em três frentes: formação profissionalizante, educação complementar e geração de renda. A criação do Instituto em 2006, junto à publicação do primeiro Balanço Social da empresa (Relatório Anual Eurofarma), representou um importante passo na consolidação das ações sociais corporativas. Em maio de 2011, o Instituto Eurofarma completará cinco anos de atuação e atualmente desenvolve oito projetos.

Informações à imprensa: G&A Comunicação Empresarial Carlos Lima / Guilherme Gaspar / Marise Vieira (11) 3037-3237 / 3213 / 3232 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br / marise@gaspar.com.br