Eurofarma lança Synapsis, programa de aceleração de startups
Publicado em: 7 de novembro de 2017  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Eurofarma lança Synapsis, programa de aceleração de startups em parceria com a Endeavor






São Paulo, outubro de 2017 – A Eurofarma, farmacêutica multinacional de capital 100% brasileiro, anuncia hoje o lançamento da plataforma Eurofarma Synapsis, que em conjunto com a Endeavor, irá selecionar 12 startups voltadas à inovação na área de saúde para receber apoio e acelerar o crescimento. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro de 2018 na página Eurofarma Synapsis e as empresas selecionadas para apresentar seus projetos serão anunciadas em 23 do mesmo mês. Em 8 de março, uma banca formada por executivos da Eurofarma e da Endeavor selecionará as 12 empresas que farão parte do programa.

A nova plataforma de inovação busca scale-ups, startups que já estejam operacionais e em crescimento. As inovações deverão focar as seguintes áreas:

Relacionamento com grupos de interesse (médicos/pacientes/farmacêuticos/distribuidores/hospitais): 


• Gerar valor agregado em serviços e inovar na forma como nos relacionamos com nossos públicos de interesse


Ganho de eficiências em processos-chave: 


• Pesquisa & Desenvolvimento (processos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos)
• Operações Industriais e Administrativo (melhora na eficiência e produtividade de todos os processos)


Sustentabilidade: 


• Buscar alternativas mais sustentáveis na cadeia de saúde (foco: resíduos, eficiência energética, água e emissões)


Inteligência de Mercado: 


• Otimização de ferramentas já existentes, bigdata e uso de outras tecnologias para oferta de novos serviços e agregar valor aos produtos


Gestão de Pessoas: 


• Novos modelos de gestão para engajamento, atração e retenção de talentos.


As empresas selecionadas terão acesso a mentorias com a rede Endeavor e acesso a empreendedores em estágio de crescimento semelhante. Além disso, as startups poderão alavancar seus negócios ao tomar contato com informações e tendências no setor de saúde – amplamente auditado, coaching em áreas de suporte, como Marketing, Vendas e Logística, e acesso à rede de relacionamento da Eurofarma que contempla mais de 4 mil fornecedores, mais de 1.500 clientes ativos (B2B) e mantem mais 600 mil contatos médicos por mês, abrangendo todas as especialidades.

A decisão de investir em scale-ups está alinhada aos objetivos da Eurofarma e com a estratégia de crescimento apoiada fortemente em inovação. Para Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios, a Synapsis representa um avanço importante na estratégia de inovação. “A Eurofarma nasceu de um sonho e há 45 anos também era uma startup. Hoje, inauguramos uma nova etapa na parceria com empresas que, assim como nós, também querem crescer e a nossa proposta é acelerar esse processo”, afirma.

A Endeavor, parceira nesta empreitada, irá cuidar da captação das startups e auxiliar na triagem. As empresas serão avaliadas por um time multidisciplinar, que além de olhar o produto ou solução, irá analisar o perfil do empreendedor e o fit com a Eurofarma. "Continuar crescendo e levar uma empresa para um novo patamar é um desafio gigante. Demanda talentos, capital e um empreendedor com um sonho realmente grande, resiliente e capaz de executar. É nesse momento de virada que o Synapsis irá ajudar - fazendo boas conexões para que os empreendedores tomem decisões melhores e aprendam com quem já fez.", comenta Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor.

“A Eurofarma investe 6% de sua receita em P&D e deve chegar a 10% nos próximos anos. O lançamento de novos produtos e a expansão internacional, seguirão impulsionando o nosso crescimento. Ao mesmo tempo, a inovação deve permear todas as áreas e processos da empresa para nos tornarmos ainda mais vanguardistas e competitivos. É neste contexto que nasce o Eurofarma Synapsis. No médio prazo, a plataforma de inovação aberta poderá receber 5% do lucro líquido da companhia”, finaliza Pilar.

 




Data de inscrições: de 08 de novembro de 2017 a 09 de fevereiro de 2018

Local: endeavor.org.br/scaleup/eurofarma-synapsis

Para quem: empreendedores nas áreas de saúde que já possuem empresa operacional e com potencial de crescimento

Selecionadas: 23 de fevereiro de 2018

Banca interna de seleção com apresentação dos pitchs: 08 de março de 2018. Seleção das 12 empresas que farão parte do programa por uma banca formada por executivos Eurofarma e rede Endeavor




 

Sobre a Endeavor
A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo.
No Brasil desde 2000, existe para multiplicar o poder de transformação do empreendedor brasileiro. Para isso, seleciona e apoia os empreendedores com maior potencial de crescimento e impacto, compartilha suas histórias e aprendizados, e promove estudos para direcionar as políticas públicas com vistas a aperfeiçoar o ambiente de negócios no Brasil. Só em 2016, apoiou diretamente empreendedores que juntos geraram quase R$ 4 bilhões em receita, e inspirou 7 milhões de pessoas por meio do seu Portal.




Sobre o Grupo Eurofarma

Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, a Eurofarma tem 45 anos de existência, 6.500 colaboradores e está presente com operações próprias em 20 países da América Latina.

Com 12 plantas fabris na região, a empresa conta com mais de 280 produtos em seu portfólio. Em 2016, produziu mais de 290 milhões de unidades e atingiu receita de R$3,3 bilhões, valor 15,7% superior ao na anterior. O grupo investe aproximadamente 5,5% de suas vendas líquidas em Pesquisa & Desenvolvimento e mantém em seu pipeline mais de 175 projetos.




Sobre a Eurofarma Brasil
Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work, é também considerada a farmacêutica mais sustentável do país pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Com atuação nos principais segmentos farmacêuticos: Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar, Oncologia, Veterinária, Licitações e Serviços a Terceiros, a Eurofarma detém a maior força de propaganda médica do Brasil. Ao todo, são mais de 2 mil representantes que fazem cerca de 450 mil contatos médicos/mês. Está entre as quatro maiores farmacêuticas do país e é a 2ª mais prescrita pelos médicos.




Informações à Imprensa

Eurofarma
G&A Relações Públicas - Clareane Moraes | (11) 3065-3045 | clareane@gaspar.com.br
Guilherme Gaspar | (11) 3065-3049 | guilherme@gaspar.com.br

Endeavor – Barbara Freiris | (11) 4504-2477| barbara.freiris@endeavor.org.br