COMPROMISSO COM A ECOEFICIÊNCIA

Em nossa visão de sustentabilidade, o nosso compromisso com o equilíbrio ambiental está diretamente relacionado à excelência operacional.

Em atividades fabris e comerciais, no Brasil e exterior, a buscamos reduzir o uso de recursos naturais, por meio de processos e tecnologias inovadoras. Buscamos atuar à frente das metas estabelecidas e a nos antecipar às medidas regulatórias.

Nossas equipes atuam atuam com o apoio de comitês multifuncionais para assegurar a disseminação das práticas e a evolução das metas. A performance é acompanhada por meio de indicadores de sustentabilidade junto ao planejamento estratégico, em sinergia com a área de Operações. As principais operações possuem o Sistema de Gestão Ambiental certificado pela Norma NBR ISO 14001:2015.

Somos conscientes da necessidade de inovar para enfrentar os desafios relacionados à sustentabilidade, com demandas que se atualizam constantemente. Em nosso dia a dia, a adoção de novos hábitos é constante, condizente com o papel que desempenhamos em ser referência em responsabilidade socioambiental no setor farmacêutico.

Confira abaixo algumas iniciativas importantes e, para saber mais, confira mais detalhes em nossa Cartilha Sustentável, clicando aqui.

EFICIÊNCIA HÍDRICA

Água poupada, reutilizada e doada

A água é um insumo primordial na indústria farmacêutica e dedicamos uma grande atenção para redução e otimização de seu consumo, com projetos e iniciativas inovadoras para a eficiência hídrica. O sistema de reúso de água foi iniciado na Unidade Itapevi em 2012, e adotado em larga escala na Unidade Ribeirão Preto em 2016. Ao longo dos anos, ambas passaram por sucessivos processos de melhoria e adoção de novas tecnologias, como o processo de filtragem por osmose reversa.

Desde 2013, implantamos parceria público–privada para doação do excedente da água de reúso. Neste processo, contamos com o apoio do Grupo Estre e das Prefeituras Municipais de Itapevi e Jandira que utilizam este recurso para atividades diversas de fins não potáveis.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Investimento em fontes renováveis

A conquista das metas de eficiência energética permeia, necessariamente, o caminho da redução do consumo e da utilização cada vez mais ampla de fontes renováveis de energia.

De forma arrojada, investimos em um sistema para geração de energia fotovoltaica na Unidade Itapevi, com mais de 5.000 painéis solares instalados. Até 2018 já investimos cerca de R$ 8,2 milhões nesta tecnologia, que ainda é pouco difundida no país.

GESTÃO DE RESÍDUOS

Tecnologia disruptiva para conectar toda a cadeia.

Nos últimos anos demos saltos importantes no aprimoramento da gestão dos resíduos gerados no processo produtivo. Apoiada por tecnologias disruptivas de forte impacto, implantamos o sistema on-line em nuvem PlataformaVerdeTM que realiza toda a gestão dos resíduos, desde o ponto de geração até o receptor.

Ao conectar o gerador, transportadores e receptores, e integrá-los no mesmo sistema on-line, o programa possibilita uma rastreabilidade maior para os resíduos orgânicos e perigosos, eliminando o risco de desvios e tornando todo o processo mais seguro e robusto.

 

Aterro Zero

Temos como meta eliminar 100% da destinação de resíduos não recicláveis para aterro sanitário até 2020, em todas as operações no Brasil. Parte dessa meta, todas as unidades brasileiras já contam com a implantação do processo de compostagem. Nos últimos anos, tivemos redução de mais de 50% no volume de resíduos enviados para aterro.

 

Resíduos recicláveis e reutilização

Todo o resíduo reciclável descartado em nossas nas dependências é reaproveitado por meio da coleta seletiva, e destinado para empresas de reciclagem. Nossas unidades contam com coletores seletivos, que viabilizam a correta separação dos resíduos.

Além de campanhas educativas regulares com nossos os colaboradores para fortalecer a prática do descarte correto, a receita obtida com a venda dos resíduos recicláveis da companhia é revertida para projetos socioambientais, como o De Mãos Dadas com a Escola , em que o valor arrecadado é utilizado para a aquisição de kits escolares e reembolso de livros e apostilas dos nossos filhos dos colaboradores.

 

Resíduos perigosos

O tratamento prioritário dos resíduos perigosos é feito pelo método de coprocessamento, considerado menos poluente por utilizar fornos de cimento para o processo de queima, com reaproveitamento da energia liberada. A partir da definição de metas para melhorar a destinação dos resíduos perigosos, atualmente 94% do volume é designado para o coprocessamento.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ações em várias frentes para uma questão complexa

Desenvolvemos o inventário sobre as emissões de gases de efeito estufa conforme a metodologia GHG Protocol. Os levantamentos auxiliam na elaboração de políticas internas para a redução das emissões atmosféricas, por exemplo, com o uso crescente de fontes de energia renováveis e programas como o Aterro Zero.

 

Emissões de Gases do Efeito Estufa

A Política Corporativa para Consumo de Combustíveis estabelece que o abastecimento dos carros utilizados pela Força de Vendas deve seguir a proporção de 75% de etanol e 25% de gasolina. Desde 2009, quando foi instituída, a adoção da política resultou na redução de 57% na emissão de CO2 pela frota da companhia.

Recuperação ambiental Realizamos um trabalho de recuperação ambiental nas proximidades da barragem de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, São Paulo, com a manutenção de mais de 48 mil árvores, conforme Termo de Compromisso para Recuperação Ambiental firmado entre a Eurofarma e a Cetesb. Nosso compromisso se estende até 2020, a fim de garantir o bom desenvolvimento das espécies e recuperação integral da área.

 

Horta de Manejo Orgânico

Com um projeto que une sustentabilidade, educação ambiental e saúde, a companhia construiu em um espaço de 1.000 m2, na Unidade Itapevi, uma Horta de Manejo Orgânico, onde estão sendo cultivadas hortaliças de forma sustentável e sem a utilização de agrotóxicos.
Os canteiros foram construídos com tijolos ecológicos e sistema de irrigação por gotejamento, assim, os vegetais se desenvolvem sem competição com ervas invasoras e a biodiversidade contribui para que os insetos não se tornem pragas e que os polinizadores façam seu trabalho.

Nossos colaboradores podem trocar material reciclável pelas hortaliças. A horta tem capacidade de produzir cerca de 2.600 hortaliças mensalmente.

RECURSOS RENOVÁVEIS

Confira algumas iniciativas:

Programa Papel Zero

O programa Papel Zero visa para reduzir o número de impressões, estabelecendo comparativos de performance. Dado a importância do tema, temos o Comitê Papel Zero, onde se discute melhorias para otimizar e eliminar impressões, reduzindo o consumo de papel.

 

Eco Bike

Em nossa Unidade Itapevi, disponibilizamos aos colaboradores oito estações com bicicletas comuns, cargueiras e elétricas, para deslocamento interno. A iniciativa promove a conscientização ambiental e mais saúde por meio de atividade física, além de cuidado com o meio ambiente, ao reduzir transportes que utilizam combustíveis poluentes.

 

Retorna Machine

O Retorna Machine é um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós-consumo para garrafas PET, latas de alumínio e aço e recipientes longa vida.

Os colaboradores que aderiram ao programa podem ser beneficiados, entre outros itens, com bônus nas faturas de energia, recarga no vale-transporte, desconto em livrarias e doação para instituições filantrópicas. Todo o material coletado é por uma empresa parceira nesta iniciativa, e enviado para cooperativas de catadores de resíduos e empresas recicladoras.

 

Produtos +Verde

Vanguarda na indústria farmacêutica com o selo +Verde. Resultado de uma iniciativa pioneira no setor farmacêutico, em 2018, chegaram ao mercado os primeiros produtos da Eurofarma com o selo +Verde, um identificador para os medicamentos com ações inovadoras capazes de gerar impacto positivo em toda a cadeia e no meio ambiente.

Um dos diferenciais dos produtos com o selo +Verde está na embalagem interna blíster, que apresenta uma metodologia única no mundo desenvolvida pela Eurofarma, e validada pela Anvisa, para a descontaminação doméstica. O selo também atesta o uso de 30% de material reciclado na embalagem externa (cartucho), além de precauções extras observadas no processo produtivo, como a economia de insumos e o controle de impactos e, ainda, a conscientização do consumidor final para o descarte correto.

Saiba mais em www.eurofarma.com.br/maisverde

 

Programa Descarte Correto de Medicamentos

Projeto pioneiro na indústria farmacêutica, o programa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da destinação adequada para as embalagens primárias, aquelas que têm contato com o fármaco, medicamentos vencidos e materiais como agulhas e ampolas, por meio de pontos de descartes espalhados por diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além disso, 100% das nossas embalagens secundárias (caixinhas ou cartuchos) são disponibilizadas ao mercado com orientações sobre como direcionar os resíduos que não tiveram contato direto com o medicamento. Já os produtos +Verde – Astro® e Selene®, ainda são informadas como devem ser descontaminados em casa antes de serem endereçados à coleta seletiva. Para saber mais sobre essa metodologia inovadora, acesse www.eurofarma.com.br/maisverde

O programa Descarte Correto de Medicamentos é uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar e outras instituições. Clique aqui para conferir os pontos de descarte correto de medicamentos.

 

POLÍTICA

Clique aqui e conheça nossa Política Ambiental.