Programa Raízes

Uma maneira simples, mas representativa dos valores da empresa, de reconhecimento pela contribuição individual dos colaboradores. Ao completar 15 anos de dedicação, o colaborador é convidado a plantar uma árvore nativa da Mata Atlântica na área de preservação do Complexo Industrial de Itapevi. Junto à muda é colocada uma placa com o nome do profissional homenageado, a data de sua admissão, indicação da espécie plantada e data de plantio. Desde a criação da iniciativa, mais de 534 colaboradores já receberam a homenagem.

Eco Bike

Programa para valorizar meios alternativos de transportes, com o objetivo de estimular meios menos poluentes e inspirar mudança na conduta pessoal dos colaboradores. No Complexo Industrial de Itapevi são montadas oito estações com bicicletas comuns, cargueiras e elétricas, que podem ser utilizadas para deslocamentos internos.

Retorna Machine

Trata-se de uma inovação tecnológica instalada no Complexo Industrial de Itapevi para coleta de embalagens de garrafas PET, latas de alumínio e embalagens longa vida. Os usuários do sistema recebem benefícios diretos, como bônus nas faturas de energia, recarga no vale-transporte, desconto em livrarias, doações para instituições filantrópicas, entre outros. O material coletado é enviado para cooperativas de catadores de lixo e empresas recicladoras.

Programa Papel Zero

Iniciativa para reduzir e eliminar o uso de papel na companhia, por meio da adoção crescente de documentos eletrônicos, eliminando documentos impressos e, quando inevitável, utilizando o sistema de impressão frente e verso.

Campanha Atitude

A cada ano, a companhia define um tema ambiental, em sintonia com as atitudes e comportamentos esperados dos colaboradores, e prepara uma campanha informativa com exemplos de boas práticas que podem ser incorporadas no dia a dia de cada um, tanto no ambiente de trabalho, como na vida pessoal.

Ações de recuperação ambiental

Desde 2015, a companhia realiza um trabalho de recuperação ambiental em área próxima à barragem de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, como parte de um Termo de Compromisso para Recuperação Ambiental (TCRA) firmado pela empresa com a Cetesb. Nesta área foram plantadas 48.026 árvores. O compromisso de manutenção da área se estenderá até 2020, de forma a garantir o bom desenvolvimento das espécies e a recuperação integral da área.

Nos arredores do Complexo Industrial de Itapevi, a Eurofarma plantou 2.745 árvores nativas da Mata Atlântica.

Horta de Manejo Orgânico

Com um projeto que une sustentabilidade, educação ambiental e saúde, a companhia construiu uma Horta de Manejo Orgânico em um espaço de 1.000 m2 na Unidade Itapevi, onde estão sendo cultivadas hortaliças de forma sustentável e sem utilização de agrotóxicos. Os colaboradores podem trocar material reciclável pelas hortaliças.

Aterro Zero

Até 2020, a Eurofarma tem como meta eliminar 100% da destinação de resíduos não recicláveis para aterro sanitário em todas as operações do Brasil. Como parte das ações do programa Aterro Zero, a companhia concluiu, em 2018, a implantação do processo de compostagem em todas as unidades brasileiras.

Para saber mais, clique aqui e confira a Cartilha Desenvolvimento Sustentável da Eurofarma.