“Entrei aqui com a meta de criar algo que não existia no Brasil. Hoje, lidero a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento de uma das empresas mais visionárias do País. Isso é altamente estimulante e desafiador também, porque falo de uma equipe motivada, que tem prazer em superar desafios técnicos e pensar o futuro como uma tarefa para hoje. Posso dizer que, enquanto Pesquisa & Desenvolvimento é o futuro de qualquer empresa, aqui na Eurofarma essa premissa é presente e futuro. É uma honra fazer parte desta trajetória de pioneirismo”.

Rafael Barrientos, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento

 

O desafio da Inovação

Meu desafio quando entrei para o time Eurofarma em 2006 era estruturar uma startup, que seria a primeira a realizar testes de bioequivalência de anticoncepcionais em território nacional. Eu já era formado em Química, com Doutorado na área e a ideia de criarmos um laboratório “estado da arte” com tecnologia de ponta em testes desse tipo era altamente motivadora e desafiadora.

Naquela época a Eurofarma estava em ritmo acelerado de crescimento, e a cultura de pionerismo e estar sempre na vanguarda já fazia parte do DNA da companhia. Assim, foi criada a Magabi Pesquisas Clínicas e, com trabalho duro e muita dedicação, colocamos a empresa dentro de um padrão de qualidade internacional e viramos referência nacional e internacional em testes de bioequivalência. Foi uma conquista imensa.

A Eurofarma sempre esteve um passo à frente. Do ponto de vista de mercado, essa qualidade cavou um espaço que nenhuma outra farmacêutica brasileira possui e isso foi essencial para que chegássemos até aqui. O constante investimento da empresa e dos acionistas em Pesquisa e Desenvolvimento, tecnologia e equipamentos de última geração, em mão de obra qualificada, em capacitação, tudo isso propiciou que ampliássemos consideravelmente nosso portfólio de produtos através de lançamentos com qualidade e agilidade.

Hoje, posso dizer que meu maior desafio é liderar uma equipe de profissionais extremamente capacitados. Isso é altamente estimulante e desafiador também, porque falo de uma equipe motivada, que tem prazer em superar desafios técnicos e pensar o futuro como uma tarefa para hoje. Se hoje nossa aposta é desenvolver inovação incremental e radical, daqui a 45 anos estaremos, seguramente, colhendo os frutos desse nosso trabalho. Posso dizer que, enquanto Pesquisa & Desenvolvimento é o futuro de qualquer empresa, aqui na Eurofarma essa premissa é presente e futuro.