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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Nós, da EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n° 61.190.096/0001-92 (a “Eurofarma”, “Nós”), buscamos a melhor maneira de satisfazer as necessidades de nossos clientes e usuários (“Você”). Somos uma empresa farmacêutica presente em mais de 20 países que oferece produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas com qualidade e inovação e, por isso, em respeito à privacidade e aos dados pessoais dos nossos consumidores, apresentamos a Você o presente documento (“Política ou “Política de Privacidade”). 

Quando Você acessar ou interagir com o nosso website ou utilizar os nossos serviços, podemos guardar algumas informações (“Dados” ou “Dados Pessoais”) sobre Você. Elaboramos esta Política de Privacidade com o intuito de esclarecer quais Dados Pessoais podem ser coletados usados, compartilhados e armazenados por Nós.

A aceitação desta Política será feita quando Você utilizar os nossos serviços, acessar ou interagir com o website e, quando solicitado, concordar de forma afirmativa com o uso dos seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades por Nós aqui descritas. Dessa forma, Você estará ciente e em total acordo com o modo como utilizaremos as suas informações e os seus Dados Pessoais. Caso não concorde com esta Política, por favor, não continue utilizando nossos serviços e website e tampouco interaja com ele. Pedimos apenas que nos explique o motivo de discordância para que possamos melhorar nossos produtos e serviços. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br.

Com o intuito de facilitar a compreensão da nossa Política, dividimos a Política da seguinte forma:

1. Que tipos de Dados coletamos?

1.1. Visitantes do Site

1.2. Consumidores

1.3. Profissionais de saúde

1.4. Fornecedores

2. Cookies

2.1. O que é um Cookie?

2.2. Por que usamos Cookies?

3. Com quem compartilhamos os seus Dados?

4. Onde os seus Dados são armazenados e para onde são compartilhados?

5. Quais são seus direitos como titular dos Dados Pessoais?

6. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

7. Como protegemos seus Dados?

8. Como falar conosco?

9. Mudanças na Política de Privacidade

 

1. Que tipos de Dados coletamos?

A quantidade e o tipo de informações coletadas por nós variam conforme o uso que Você faz dos nossos produtos e serviços. Coletaremos diferentes Dados Pessoais, por exemplo, caso Você seja um consumidor, um profissional da área da saúde ou se Você estiver apenas visitando nosso site. 

Para tornar essas diferenças mais claras, listamos abaixo algumas finalidades para as quais seus Dados podem ser utilizados dependendo do tipo de interação que Você tem conosco: 

1.1 Visitantes do Site

Se Você é um visitante do site e/ou interagiu com nosso site, seus Dados serão utilizados nas formas apresentadas na tabela abaixo, com suas respectivas bases legais:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Acesso ao site

IP, data e hora de acesso e cookies 

Obrigação Legal e Legítimo Interesse 

Atendimento por formulário do site

Nome, endereço, e-mail, telefone, se é ou não portador de deficiência auditiva, motivo do contato e todas as informações que Você nos fornecer voluntariamente por meio do campo “mensagem”

Consentimento

Notificação de evento adverso


Relator: Nome, e-mail, telefone, se é ou não profissional da saúde e se está ou não vinculado a alguma organização da área da saúde


Paciente: Nome, sexo, peso, idade, altura, e-mail, telefone, medicamento utilizado, histórico de doenças, uso de outros medicamentos, sintomas, relato do evento adverso e Dados Pessoais do médico que prescreveu o medicamento 

Consentimento

 

1.2 Consumidores

Se Você é um consumidor dos nossos produtos, além da forma de utilização descrita no item 1.1 acima no que for aplicável, seus Dados também serão utilizados de acordo com a descrição da tabela abaixo, com suas respectivas bases legais:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Atendimento por telefone 

(pode incluir questões relacionadas ao pós vendas, informações, reclamações, elogios, sugestões, entre outros)


Nome completo, CPF, Endereço, telefone, e-mail, relato de atendimento, medicamento utilizado e todas as informações que Você nos fornecer voluntariamente

Obrigação Legal, Legítimo Interesse ou Consentimento

(dependendo do tipo atendimento)

Análise e reclamações sobre desvio de qualidade


Nome, CPF, endereço, telefone, e-mail, reclamação sobre a suspeita de desvio de qualidade dos produtos e dados bancários (para eventual ressarcimento)

Obrigação Legal, Legítimo interesse e Consentimento

Pesquisa de Satisfação

Nome, telefone e e-mail

Legítimo Interesse

Ações de Relacionamento

Nome completo, CPF, Endereço, telefone, e-mail, relato de atendimento, medicamento utilizado e todas as informações que Você nos fornecer voluntariamente

Consentimento

Atendimento e reclamações sobre eventos adversos (notificação e reporte)


Nome completo, idade, sexo, CPF, Endereço, telefone, e-mail, medicamento utilizado, evento adverso relacionado,peso, altura,idade, sexo, doenças associadas e pré-existentes, histórico clínico, medicamentos concomitantes, dados do médico que indicou o medicamento (nome, e-mail, telefone e CRM), dados bancários - se necessário – e todas as informações que Você nos fornecer voluntariamente

Obrigação Legal

Acompanhamento de eventos adversos em Mídias Sociais

(Facebook, Instagram, Twitter, Reclame Aqui e qualquer veículo que publique alguma reportagem envolvendo uma suspeita de evento adverso com produtos Eurofarma)

Nome completo, idade, gênero, endereço, telefone, e-mail, produto Eurofarma relacionado ao evento, dados do médico prescritor (nome, telefone e endereço) e/ou demais profissionais envolvidos na avaliação do paciente ou na dispensação/fornecimento do produto

Obrigação Legal

 

Dados de crianças: alguns dos nossos serviços e produtos podem ser direcionados a crianças, ou seja, pessoas menores de 12 anos. Nessas hipóteses, sempre que for o caso, buscaremos a autorização de seus pais ou representantes legais para tratamento de seus Dados Pessoais, nos termos das legislações aplicáveis.

1.3 Profissionais de saúde

Se Você é um profissional da área da saúde, além da forma de utilização descrita no item 1.1 acima no que for aplicável, seus Dados também serão utilizados de acordo com a descrição da tabela abaixo, com suas respectivas bases legais:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Acesso às funcionalidades do site para profissionais da saúde 

Registro profissional, nacionalidade e CPF

Consentimento

Atendimento e reclamações sobre eventos adversos (notificação e reporte)

Nome, e-mail, telefone e CRM

Obrigação Legal

Ações de relacionamento 

(que podem incluir desde visitação à envio de estudos e pesquisa científica, e comunicações internas)

Nome completo, idade, gênero, endereço, telefone, e-mail, CPF e demais dados que Você nos fornecer voluntariamente 

Legítimo Interesse

 

1.4 Fornecedores

Se Você é um colaborador de empresas interessadas em ser nossas fornecedoras ou parceiras, ou de alguma forma representa essas empresas, seus Dados serão utilizados de acordo com a forma apresentada na tabela abaixo, com suas respectivas bases legais, e também na forma descrita no item 1.1 acima:

Finalidade

Dados Pessoais

Base Legal

Cadastro de fornecedor no site

Nome, empresa que representa, CPF, e-mail, telefone, endereço e se é do segmento farmacêutico.  

Consentimento 

Solicitação de pedidos

Usuário. 

Execução de Contrato

Emissão de 2ª via de boleto

CPF ou CNPJ, e-mail.

Execução de Contrato

Contato Pós-venda

Usuário, e-mail.

Legítimo Interesse

 

Podemos tratar Dados adicionais em situações específicas, mas sempre com uma base legal válida, legítima e adequada à finalidade de tratamento. Além disso, importante mencionar que avaliamos constantemente a real necessidade do uso dos Dados Pessoais tratados e, quando excessivos, nos comprometemos a eliminá-los imediatamente.     

2. Cookies

2.1 O que é um Cookie?

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Os cookies nos permitem reconhecer as suas preferências para, por exemplo, adaptar o site e sua navegação às suas necessidades específicas. Ou seja, algumas informações suas são salvas nesse arquivo de texto e, quando Você visita o site novamente, o site reconhece seu navegador e pode, por exemplo, manter a sua conta logada.

Os cookies geralmente também têm uma data de expiração. Por exemplo, alguns cookies são excluídos automaticamente quando Você fecha o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no computador até serem excluídos manualmente (os chamados cookies persistentes).

2.2 Por que usamos Cookies?

Em nossos sites utilizamos os seguintes tipos de cookies:

(i) cookies estritamente necessários, para que nosso site funcione corretamente, autenticando logins, por exemplo. Portanto, não é possível recusar estes cookies se Você quiser visitar os nossos sites; 

(ii) cookies de análise, para melhorar o conteúdo dos nossos sites, fornecendo informações sobre como os sites estão sendo utilizados, para melhorar a sua experiência como usuário. Esses cookies realizam a coleta automática de determinados Dados Pessoais para identificar, por exemplo, quantas vezes determinada página foi visitada; e

(iii) cookies de marketing, para que possamos disponibilizar as melhoras ofertas de Produtos e Serviços ao usuário, de acordo com seus interesses. 

O uso de cookies é baseado no legítimo interesse da Eurofarma. Alguns tipos de cookies somente poderão ser bloqueados, excluídos ou restringidos pela configuração do seu navegador. Assim, caso Você deseje bloquear, restringir ou remover esses cookies Você encontrará mais explicações sobre como proceder clicando nos links abaixo. Para encontrar informações relacionadas a outros navegadores, visite o site do desenvolvedor do navegador.

Firefox

Chrome

Safari

Internet Explorer

Lembre-se que o uso de cookies nos permite te oferecer uma melhor experiência em nossos produtos e serviços. Se você bloquear cookies, não podemos garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades e talvez você não consiga acessar determinadas áreas de nossos produtos. Além disso, é bem provável que certas funções e páginas não funcionem da maneira adequada.

Importante esclarecer que nós não nos responsabilizamos pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do nosso site, sendo recomendável que Você limpe seu histórico de navegação regularmente.

Caso queira obter informações mais detalhadas sobre os processos comentados acima, sinta-se livre para entrar em contato conosco por meio de nosso e-mail (privacidade@eurofarma.com.br). Nosso time se empenhará para responder a sua solicitação, desde que esta não resvale em alguma legislação aplicável e/ou nos segredos de negócio e na propriedade intelectual da Eurofarma.  

3. Com quem compartilhamos os seus Dados?

Em algumas situações, poderemos operar em conjunto com outras empresas em diversas atividades, inclusive para hospedagem de dados, analytics e inteligência de mercado. Desta forma, reservamo-nos o direito de compartilhar suas informações, incluindo Dados Pessoais, tão somente com as empresas abaixo indicadas. Adotaremos, sempre que for possível, mecanismos de anonimização desses dados, visando preservar ao máximo a sua privacidade.

Nesse sentido, poderemos vir a compartilhar seus Dados Pessoais com as seguintes empresas:

  • Nossos fornecedores: Temos uma série de fornecedores que precisamos contratar para operar nossos serviços, e alguns deles podem tratar os Dados Pessoais que coletamos. Por exemplo, empresas que prestam serviços de hospedagem de dados, de atendimento ao consumidor, de autenticação e validação de cadastros, empresas de publicidades, entre outros. Na medida do possível, buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares, mas infelizmente não podemos garantir o correto manuseio por terceiros, que utilizam, divulgam e protegem os dados pessoais de acordo com suas respectivas políticas de privacidade.
  • Parceiros Comerciais: Além de nossos fornecedores, podemos eventualmente compartilhar Dados Pessoais com nossos parceiros comerciais, com o objetivo de viabilizar o oferecimento de determinado produto ou serviço ou condição especial para você. Da mesma forma como fazemos com nossos fornecedores, envidamos nossos melhores esforços para avaliar cuidadosamente nossos parceiros comerciais e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para Titulares, mas infelizmente não podemos garantir o correto manuseio por terceiros, que utilizam, divulgam e protegem os dados pessoais de acordo com suas respectivas políticas de privacidade.
  • Parceiros de Pesquisa Clínica: em algumas situações a Eurofarma precisa contratar centros de pesquisa clínica e outros parceiros que realizam estudos para avaliação da eficácia e segurança de um novo medicamento, por exemplo. Nesta hipótese, e caso Você expressamente concorde com a participação em tais pesquisas, determinados Dados podem ser compartilhados entre as empresas que fazem parte desse estudo, bem como com a ANVISA, para garantir a eficácia e desenvolvimento de determinado medicamento. Importante informar que sempre  trataremos tais Dados de acordo com o informado na ocasião e respeitando as legislações aplicáveis.
  • Marketing e envio de comunicações: Se Você é um Profissional da Saúde, provavelmente utilizaremos seus dados para o envio de comunicações e marketing. Para isso, utilizamos empresas de marketing, bem como sistemas de análises de dados, ferramentas de mailing e APIs de envio de notificações, a fim de enviar comunicações, direcionar conteúdo e anúncios de acordo com seus interesses. Para tanto, alguns Dados podem ser compartilhados entre Eurofarma e outras empresas, principalmente dados de cadastro, identificadores únicos, endereços IP, cookies, dados comportamentais, dados sobre o uso dos nossos serviços e plataformas (analytics), que podem ser utilizados para medir a eficiência da publicidade online. 
  • Empresas do Grupo Eurofarma: Podemos transferir os Dados entre as empresas da Eurofarma, para realizar o devido atendimento aos nossos clientes e consumidores, além de garantir o cumprimento das obrigações legais e regulatórias da Eurofarma, especialmente quando esses forem únicos e/ou integrados, dentre outros motivos.
  • Para resguardar e proteger direitos da Eurofarma: Reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar dados que acreditamos serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; atendimento de demandas regulatórias com a Anvisa ou outras entidades; proteger os direitos, propriedade ou segurança da Eurofarma, de nossos colaboradores e clientes.

4. Onde os seus Dados são armazenados e para onde são compartilhados?

Somos uma empresa 100% brasileira e com suas operações realizadas em território nacional, aplicando-se, assim, as leis brasileiras relacionadas à proteção de Dados Pessoais. Os Dados que coletamos estão hospedados em servidores próprios localizados no Brasil, mas determinados Dados estão hospedados em servidores da Microsoft, localizados no Brasil. 

Todas as transferências internacionais envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade ou em processo de conformidade com as leis aplicáveis, e mantenham um nível de compliance semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável. 

Ao usar os nossos serviços ou fornecer Dados Pessoais para nós, Você concorda com o tratamento e a transferência internacional de tais dados para as localidades acima identificadas. Estes dados poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

5. Quais são seus direitos como titular dos Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais são seus, e a lei brasileira garante a Você uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como Você exercer esses direitos junto a Nós.

  • Você pode saber se possuímos Dados Pessoais sobre Você, e como acessá-los.
  • Você pode também solicitar essas informações pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br (como medida de segurança, podemos solicitar outras informações para verificar sua identidade e impedir fraudes).
  • Você pode solicitar a correção dos Dados pessoais que possuímos sobre Você. 
  • Nós possibilitamos que você solicite correções de seus Dados Pessoais, caso identifique alguma desatualização ou incorreção. Para fazer isso, contate-nos pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br. 
  • Você pode solicitar a exclusão dos Dados Pessoais, total ou parcialmente.
  • Nós permitimos que você solicite a exclusão, total ou parcial, de seus Dados Pessoais. É só preencher nosso formulário no link ou fazer a solicitação pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br. Dois recados importantes: (i) podemos eventualmente fazer verificações para checar sua real identidade, a fim de garantir que não haja fraudes, e (ii) alguns Dados Pessoais não poderão ser excluídos por conta de obrigações legais, execuções contratuais ou outras razões, mas nesses casos vamos manter nosso compromisso de sigilo e de proteção desses dados.
  • Você pode restringir o tratamento que realizamos de seus Dados Pessoais.
  • É possível que Você restrinja o tratamento de seus Dados Pessoais por Nós através de algumas formas:
  • (i) Em qualquer site, via navegador. Se você estiver usando um navegador (por exemplo, Chrome, Explorer, Safari, Firefox), esses programas possuem ferramentas para recusar e desabilitar a coleta de alguns dados de navegação, incluindo a possibilidade de você navegar de forma anônima. Vamos sempre respeitar esse seu direito. Importante: ao fazer isso, algumas áreas do site podem não funcionar corretamente.
  • (ii) Em nosso Site. Além das opções do navegador, oferecemos também configurações de preferências para gerenciar de que forma podemos coletar seus dados de navegação (por exemplo, impedindo a coleta para finalidades de marketing ou analytics). Você também pode fazer isso diretamente no nosso Aviso de Cookies.
  • (iii) Por e-mail. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br e fazer sua solicitação de restrição de tratamento. Iremos avaliar as suas solicitações e, caso legítimas, proceder com os atendimentos.
  • Se estivermos utilizando os Dados Pessoais para uma finalidade que Você não concorde, Você pode se opor. 
  • No dia-a-dia das nossas atividades, é normal que possamos utilizar bases legais que não dependem do seu consentimento, como o legítimo interesse. Sempre exercemos esse direito com responsabilidade e no seu melhor interesse, mas se Você acreditar que tal finalidade impacta os seus direitos, mande um e-mail para privacidade@eurofarma.com.br que vamos deixar de usar seus Dados Pessoais para aquela finalidade. Lembrando que, em alguns casos, podemos demonstrar que temos motivos legítimos para mesmo assim continuar tratando seus Dados Pessoais, mas sempre vamos justificar isso para você da melhor forma possível.
  • Dado o consentimento para tratarmos os Dados Pessoais, Você pode mudar de ideia. 
  • Sim. Você pode revogar seu consentimento pelo e-mail privacidade@eurofarma.com.br. Na ocasião, também informaremos a você eventuais consequências da revogação do seu consentimento (por exemplo, restrições ao uso de determinado serviço que depende do seu consentimento).
  • Se quiser uma cópia de todos os seus Dados Pessoais ou a portabilidade, Você pode nos solicitar. 
  • Basta enviar um e-mail para privacidade@eurofarma.com.br, que vamos fornecer esses Dados Pessoais em um formato que pode ser aberto em qualquer computador, a Você ou a qualquer terceiro que Você solicitar. Como medida de segurança, podemos solicitar outros Dados Pessoais para verificar sua identidade e impedir fraudes.

Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus Dados Pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os Dados Pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta. 

Tentamos responder a todas as solicitações legítimas dentro de 10 dias úteis. Ocasionalmente, pode levar mais de 10 dias úteis se sua solicitação for particularmente complexa ou se Você tiver feito várias solicitações. Neste caso, iremos notificá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação.

Caso Você tenha alguma dúvida sobre essas questões e sobre como Você pode exercer esses direitos, entre em contato conosco: privacidade@eurofarma.com.br.

6. Por quanto tempo seus Dados Pessoais serão armazenados?

Nós manteremos seus Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais (como do Marco Civil da Internet de armazenar registros de acesso por 6 meses), contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, consideramos a natureza dos Dados Pessoais, a finalidade do seu processamento e os requisitos legais aplicáveis.

7. Como protegemos seus Dados?

Nós tomamos providências técnicas, administrativas e organizacionais para proteger seus Dados Pessoais contra perda, uso não autorizado ou outros abusos. Os Dados são armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

Com a finalidade de garantir a segurança de seus Dados Pessoais em nossos Serviços, adotamos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis, incluindo:

  • acesso à base de dados restrito às empresas e aos profissionais autorizados;
  • criptografia ponta a ponta;
  • monitoramento aos acessos e às ações realizadas em relação aos Dados Pessoais;
  • definição de uma clara distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas;
  • a auditoria regular interna e externa de proteção de Dados Pessoais; e
  • a adoção de procedimentos preventivos contra incidentes de segurança da informação

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de sua conta e de outros Dados Pessoais que mantemos seus em nossos registros, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos. Além de adotar boas práticas de segurança em relação à sua conta e aos seus dados, caso Você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco.

8. Como falar conosco?

Se Você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se Você tiver outras dúvidas, comentários ou sugestões relacionados a esta Política, Você pode entrar em contato com nosso time através do e-mail: privacidade@eurofarma.com.br.

9. Mudanças na Política de Privacidade

Como estamos sempre buscando melhorar nossos Serviços, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que Você tenha conhecimento sobre as modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que necessitem de um novo consentimento seu, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento para Você.

 

Última modificação: 27 de outubro de 2020.