Dicionário da Saúde | Por: Eurofarma Laboratórios

Diabetes


Diabetes é uma doença muito prevalente. Trata-se de um transtorno metabólico provocado por hiperglicemia, ou seja, pelo excesso de açúcar no sangue, devido ao excesso ou falta do hormônio chamado insulina. Existem dois tipos da doença: a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 1 – Insulinodependente, requer a administração de doses diárias de insulina. Causada pelo mau funcionamento das células do pâncreas, é a forma mais comum em crianças e jovens adultos.

Sintomas
Apetite exagerado, cansaço, sede e micção frequente e mudanças na visão.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado por três exames que medem a taxa de açúcar no sangue. São eles glicemia em jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica.
Tratamento
Alimentação balanceada, exercícios físicos e aplicação diária de insulina.

Diabetes tipo 2 – Não insulinodependentes, afeta principalmente adultos obesos acima dos 40 anos. É a forma clínica mais comum da doença, atingindo cerca de 90% dos pacientes diabéticos. Trata-se de uma forma hereditária e diversos fatores podem desencadear a doença, como obesidade, infecções, menopausa, intervenções cirúrgicas e estado emocional.

Causas

Resistência periférica à insulina.

Sintomas
Apresenta os mesmos da diabetes tipo 1, mas de uma maneira mais leve.

Prevenção
Hábitos de vida saudáveis, como alimentação saudável e balanceada e exercícios físicos, são as principais maneiras de se prevenir o diabetes.

Tratamento
Em alguns casos é necessário a aplicação de medicamento orais, os hipoglicemiantes orais. Já a aplicação de insulina é indicada apenas para situações especiais, como gravidez e doenças que possam interferir no controle da glicemia.