São Paulo, dezembro de 2010. A Eurofarma, indústria farmacêutica brasileira, acaba de anunciar a compra de mais uma empresa latino-americana. Desta vez a operação aconteceu no Chile, com o Laborató- rio Volta S.A. e a Farmindustria S.A. Presente no mercado há 60 anos, o Laboratório Volta atua com foco nas áreas de Prescrição Médica, Genéricos e produtos hospitalares, enquanto a Farmindustria atua na fabricação para terceiros.

As aquisições da Volta e da Farmindustria representam um avanço no processo de internacionalização da Eurofarma. É a terceira operação, em menos de dois anos, a segunda em 2010, de um processo que visa pelo menos uma compra por ano. “O mercado chileno é o sexto mais importante mercado farmacêutico na América Latina, representando cerca de 3% do total, com vendas em superiores a US$ 1 bilhão. Dentro da estratégia da Eurofarma, de cobrir 90% do mercado latino-americano com operação própria, o Chile tem um papel importante na consolidação desta visão.”, afirma o diretora da área de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz.

Com a negociação, feita integralmente com capital próprio, a Eurofarma passou a ter 60% de participa- ção do laboratório chileno. O negócio engloba 2 empresas que pertencem ao mesmo grupo e que conta com moderna infra-estrutura tecnológica de produção.

A estratégia de internacionalização da Eurofarma começou em 2009, com a compra do laboratório argentino Quesada, empresa presente no país há 60 anos. Com um portfólio de 30 produtos, a empresa atua exclusivamente no setor privado, com foco nas áreas de gastroenterologia e cardiologia. Em 2010, a Eurofarma anunciou a compra do laboratório uruguaio Gautier. Presente no mercado há 93 anos, o laboratório possui 57 produtos e atua nas áreas de psiquiatria, neurologia, cardiologia e medicina geral. A Gautier também mantém vendas no Paraguai e na Bolívia.

A Volta é um dos principais laboratórios do Chile, com destaque nas áreas de Oftalmologia, Cardiologia e Dermatologia. A empresa comercializa cerca de 200 apresentações de medicamentos entre produtos de marca e genéricos. Possui mais de 250 funcionários e pretende fechar o ano de 2010 com vendas de aproximadamente U$ 20 milhões. “Com as duas recentes aquisições, a Eurofarma avança no processo de internacionalização e já conta com presença em 6 países, que representam 52% da América latina. Considerando a meta de cobrir 90% do mercado regional, ainda temos um bom desafio pela frente”, finaliza Maria Del Pilar.

Sobre a Eurofarma

Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país. A empresa atua em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios – Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A empresa conta com a maior força de propaganda médica do país e realiza aproximadamente 380.000 contatos médicos por mês. Em 2010, pelo 7º ano consecutivo, a empresa está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Guia Exame/ Você S/A. Até 2015, planeja cobrir 90% do mercado latino-americano para garantir uma forte presença internacional. O Complexo Industrial de Itapevi, a mais nova planta da empresa, multiplica em algumas vezes sua capacidade produtiva e deve transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado nacional e internacional. Para mais informações, acesse www.eurofarma.com.br

Informações à imprensa: G&A Comunicação Empresarial

Carlos Lima / Guilherme Gaspar (11) 3037-3237 / 3213 carlos@gaspar.com.br / guilherme@gaspar.com.br