Manter uma alimentação saudável ao longo da vida evita não só a má nutrição em todas as suas formas, mas também ajuda a prevenir uma gama de doenças crônicas não transmissíveis. No entanto, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e a mudança de estilos de vida deram lugar a uma alteração nos padrões alimentares, com as pessoas consumindo mais alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sal/sódio, ao invés de frutas, vegetais e outras fibras alimentares¹.

Uma alimentação adequada e saudável é importante para ter uma boa imunidade. A escolha saudável diz respeito à ingestão de alimentos que possuem sua composição nutricional balanceada. O sistema nosso imunológico tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes².

 

O que fazer para fortalecer o sistema imunológico?

Para funcionar bem, o corpo requer equilíbrio e harmonia. Pesquisadores estão explorando os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos. Enquanto isso, um estilo de vida saudável é uma boa maneira de fortalecê-lo³:

  • Não fume
  • Faça uma dieta rica em frutas e legumes
  • Pratique exercícios regularmente
  • Mantenha um peso saudável
  • Se você bebe álcool, beba apenas com moderação
  • Durma adequadamente
  • Tome medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e cozinhar bem as carnes
  • Tente minimizar o estresse.

 

A vitamina C e a Imunidade4

A vitamina C (ácido ascórbico) é fundamental para a imunidade e participa ainda de inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes. Porém, a ingestão muito acima do recomendado pode também prejudicar o organismo. A orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens (para se ter uma ideia, 100 mL de suco de laranja bahia correspondem a 94,5mg).

A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, por isso a orientação é consumir diariamente alimentos que a contêm, a exemplo da laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, salsinha e pimentão vermelho.

 

 

Fontes:
1- Folha informativa – Alimentação saudável – Organização Pan-Americana de Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5964:folha-informativa-alimentacao-saudavel&Itemid=839. Último acesso em 22 de junho de 2020.
2- EU QUERO Me alimentar melhor – Saúde Brasil – Ministério da Saúde. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas. Último acesso em 22 de junho de 2020.
3- How to boost your immune system – Harvard Health Publishing-Harvard Medical School. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Último acesso em 22 de junho de 2020.
4- Vitamina C e imunidade: alimentos garantem doses recomendadas – Associação Brasileira de Nutrição. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/vitamina-c-e-imunidade-alimentos-garantem-doses-recomendadas. Último acesso em 22 de junho de 2020.