A diverticulite é uma inflamação nos divertículos, pequenas bolsas que aparecem no tubo digestivo, sendo mais comum no intestino grosso (cólon). Geralmente acontece em pessoas mais velhas, com idade a partir dos 60 anos. Os médicos acreditam que suas causas são uma dieta pobre em fibras¹, fatores genéticos e ao estilo de vida moderno², como fumar, estar acima do peso e não praticar atividades físicas³.

Os sintomas mais comuns são dores abdominal, geralmente no lado esquerdo, inchaço ou constipação. A pessoa pode apresentar febre, náusea, vômito, calafrios e cãibras. Em casos graves, pode levar a sangramentos¹. Seu diagnóstico é feito pelo médico por meio de exames como a tomografia abdominal ou uma colonoscopia².

A diverticulite tem tratamento e, nos casos mais leves, antibióticos e medicamentos para dor, associados a uma dieta, tratam a doença. Dependendo da gravidade, pode ser necessário uma cirurgia para remover a parte afetada. Em alguns casos, após o procedimento, pode ocorrer uma colostomia temporária ou permanente, na qual uma extremidade do intestino é desviada através de uma abertura na barriga²,³.

Beber bastante água e comer alimentos ricos em fibras (como os legumes, verduras e frutas) ajudam o organismo a trabalhar melhor, evitando a constipação e uma consequente pressão no interior do cólon. As fibras normalizam as concentrações de lipídeos sanguíneos, reduzem os níveis glicêmicos, o aumento do bolo fecal e melhoria do trânsito intestinal, efeitos esses que evitam a formação dos divertículos. Reduzir o consumo de carne vermelha e gordura também ajudam na sua prevenção².

 

Fontes:
1- Diverticulosis and Diverticulitis – Medline Plus U.S. National Library of Medicine. Disponível em: https://medlineplus.gov/diverticulosisanddiverticulitis.html. Último acesso em 22 de julho de 2020.
2- Tem diverticulite? Saiba mais sobre o que você (não) deve comer – Portal Saúde Brasil Ministério da Saúde. Disponível em https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/tem-diverticulite-saiba-mais-sobre-o-que-voce-nao-deve-comer. Último acesso em 22 de julho de 2020.
3- Diverticular disease and diverticulitis –  National Health Service UK. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/diverticular-disease-and-diverticulitis/. Último acesso em 22 de julho de 2020.