A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos¹. A pneumonia adquirida em comunidade (PAC) é aquela contraída no convívio social, fora do ambiente hospitalar, ou que se manifesta em até 48 horas após a internação¹.
As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral e febre². A radiografia de tórax auxilia no diagnóstico e também na avaliação da extensão da doença². O tratamento é feito com antibióticos que devem sempre ser prescritos após avaliação médica detalhada².
Quadros de resfriado comum e gripe podem se agravar e contribuir para o desenvolvimento da pneumonia causada por bactérias². Por isso, tomar a vacina da gripe é extremamente importante para a prevenção².
Há ainda a vacina anti-pneumocócica, opção de prevenção para pneumonias causadas pela bactéria denominada pneumococo, que deve ser prescrita pelo médico². Em caso de contágio, a imunização diminui a intensidade dos sintomas, além de evitar as formas graves da doença e a mortalidade para esse tipo específico de pneumonia².
Se a pneumonia é diagnosticada e tratada de forma adequada, dificilmente acontece um agravamento do quadro².
Sintomas³
Fique atento aos sintomas abaixo:
– Febre alta;
– Tosse;
– Dor no tórax;
– Alterações da pressão arterial;
– Confusão mental;
– Mal-estar generalizado;
– Falta de ar;
– Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
– Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
– Prostração (fraqueza).