A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniaeé o agente causador em 60% dos casos¹. A pneumonia adquirida em comunidade (PAC) é aquela contraída no convívio social, fora do ambiente hospitalar, ou que se manifesta em até 48 horas após a internação¹. 

 

As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral e febre². A radiografia de tórax auxilia no diagnóstico e também na avaliação da extensão da doença². O tratamento é feito com antibióticos que devem sempre ser prescritos após avaliação médica detalhada². 

 

Quadros de resfriado comum e gripe podem se agravar e contribuir para o desenvolvimento da pneumonia causada por bactérias². Por isso, tomar a vacina da gripe é extremamente importante para a prevenção². 

 

Há ainda a vacina anti-pneumocócica, opção de prevenção para pneumonias causadas pela bactéria denominada pneumococo, que deve ser prescrita pelo médico². Em caso de contágio, a imunização diminui a intensidade dos sintomas, além de evitar as formas graves da doença e a mortalidade para esse tipo específico de pneumonia². 

 

Se a pneumonia é diagnosticada e tratada de forma adequada, dificilmente acontece um agravamento do quadro².  

 

Sintomas³ 

 

Fique atento aos sintomas abaixo: 

 

 – Febre alta;
– Tosse;
– Dor no tórax;
– Alterações da pressão arterial;
– Confusão mental;
– Mal-estar generalizado;
– Falta de ar;
– Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
– Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
– Prostração (fraqueza). 

 

Fontes: 
1 – SBPT divulga atualização das recomendações de manejo da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em  https://sbpt.org.br/portal/manejo-pac-atualizacao-2018/ . Último acesso no dia 26 de setembro de 2019. 
2 – 12 de novembro: Dia Mundial da Pneumonia – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em https://sbpt.org.br/portal/dia-mundial-pneumonia-2018/. Último acesso no dia 26 de setembro de 2019. 
3 – Dicas em Saúde – Pneumonia – Ministério da Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html. Último acesso no dia 26 de setembro de 2019.