O sono é uma das necessidades mais importantes do ser humano¹. Após o organismo passar por um período de atividades físicas e psíquicas, o sono tem papel fundamental para relaxar e restabelecer o organismo para um novo ciclo¹. Portanto, o sono é o estado de descanso do corpo². Ele segue o nosso relógio biológico: durante o dia, fazemos nossas atividades; durante a noite, ficamos desconectados do mundo². Isso não quer dizer que, durante o sono, nosso corpo pare de trabalhar². Muita coisa ocorre no organismo enquanto estamos dormindo².  

 

Uma boa noite de sono regula a liberação dos hormônios relacionados ao estresse do dia a dia, fortalece o sistema imunológico, preserva o organismo contra o envelhecimento precoce e até tumores, ajuda no desenvolvimento físico das crianças e no vigor dos adultos, ajuda nosso organismo a controlar a hora de comer e a quantidade que comemos e ajuda a regular a memória². É durante o sono que guardamos tudo que aprendemos durante o dia². 

 

São identificados no sono dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos)³. Neste segundo estado, também se caracteriza por ser a fase onde ocorrem os sonhos³. 

  

Em um indivíduo normal, o sono não REM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite³. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite³. Normalmente, o sono não REM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte³. 

 

Veja abaixo, dicas para se ter uma boa noite de sono³: 

 

  • Ter horários regulares para dormir e despertar 
  • Ir para a cama somente na hora dormir 
  • Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável 
  • Não fazer uso de álcool ou café, certos chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir
  • Não fazer uso de remédios para dormir sem orientação médica 
  • Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia 
  • Jantar moderadamente em horário regular e adequado
  • Não levar problemas para a cama
  • Realizar atividades repousantes e relaxantes antes do sono
  • Ser ativo física e mentalmente. 

  

Fontes: 
1 – Sono e qualidade de vida – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_edfis_pdp_paulo_sergio_zanquetta.pdf. Último acesso no dia 12 de julho de 2019. 
2 Cartilha do Sono – Associação Brasileira do Sono. Disponível em http://semanadosono.com.br/assets/cartilha_do_sono_2018.pdfÚltimo acesso no dia 03 de julho de 2019. 
3 – Sono. Instituto do Sono. Disponível em http://www.sono.org.br/sono/sono.php. Último acesso no dia 03 de julho de 2019.