Os medicamentos, em suas várias apresentações, precisam de uma série de cuidados para que não percam suas propriedades e mantenham sua eficácia. Veja abaixo algumas dicas de conservação e armazenamento que podem fazer a diferença tanto para seu tratamento quanto para a duração do seu remédio.

 

  1. Alguns medicamentos são sensíveis à luminosidade, à umidade ou ao calor. Por isso, conserve sempre em local fresco e seco, ao abrigo da luz; evite armazenar no armário do banheiro ou em cima da geladeira.
  2. Outros medicamentos, como alguns antibióticos, precisam ser guardados na geladeira. Neste caso, o local ideal é no centro da geladeira, e não na porta, onde há maior variação de temperatura. Também não use o congelador ou alguma área próxima dele.
  3. A partir do momento que você abre uma solução ou suspensão seu prazo de validade é afetado. Por isso, siga sempre as recomendações da bula e jamais guarde frascos abertos de antibiótico para uma futura ocasião. Respeite o prazo de validade de todos os medicamentos.
  4. Medicamentos sob prescrição que eventualmente sobrem após um tratamento não devem ser reaproveitados. Foram indicados para uma condição médica específica.
  5. Antibióticos devem ser guardados em suas embalagens originais, com a bula e sempre bem fechados, para facilitar sua identificação e o controle da validade. No caso de medicamentos líquidos lembre-se sempre de guardar a colher ou copinho de medida que acompanha.
  6. Medicamentos não devem ser congelados. Caso isso aconteça eles podem perder suas propriedades.
  7. No caso de uma viagem de avião, leve sempre seu medicamento na bagagem de mão. Assim você evita oscilações muito grandes de temperatura, tanto muito frias quanto muito quentes, que podem prejudicar o produto.
  8. Mantenha sempre os medicamentos longe de outros produtos químicos, como perfumaria, cosméticos ou produtos de limpeza.
  9. Mantenha medicamentos sempre longe do alcance de crianças e animais domésticos. Isso inclui não deixar medicamentos soltos em gavetas ou lugares de fácil acesso.
  10.  Verifique com frequência a data de validade dos medicamentos guardados. Produtos vencidos devem ser descartados da forma correta. Aqui você tem mais informações sobre o projeto de descarte consciente da Eurofarma.

 

Fontes:
Anvisa – http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2862320&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=armazenagem-de-medicamentos&inheritRedirect=true 
Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52435-saiba-como-usar-e-armazenar-corretamente-os-medicamentos
IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) https://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/conheca-as-regras-e-dicas-para-armazenamento-de-medicamentos